O Patriarcado Latino de Jerusalém informou que a ajuda sanitária que o Papa Francisco enviou ao Ministério da Saúde de Gaza já foi entregue.

Foram 2.500 exames para diagnosticar o coronavírus COVID-19 que foram enviados graças à ajuda coordenada pela Delegação Apostólica, pelo Patriarcado Latino de Jerusalém e pela Cáritas Jerusalém.

Nesse sentido, o Vatican News entrevistou o sacerdote católico de rito latino, Pe. Gabriel Romanelli, atualmente pároco da Igreja da Sagrada Família em Gaza e missionário há mais de 20 anos no Oriente Médio.

"Os kits enviados pelo Papa vão nos ajudar a fazer diagnósticos mais precisos e, assim que os recebemos, levamos ao laboratório do Ministério da Saúde", disse o sacerdote, que informou que em toda a Faixa de Gaza, "tem apenas uma máquina que pode fazer as análises".

Nesse sentido, Pe. Romanelli assinalou que todos os casos que tiveram "dizem respeito a pessoas que vieram de fora e que foram imediatamente colocadas em quarentena"

No entanto, o sacerdote alertou que "o fechamento de Gaza pesa mais do que nunca neste momento", mas também reconheceu que "as poucas entradas conseguiram conter o contágio pelo vírus".

O sacerdote, responsável pela única paróquia católica em Gaza, disse que "há uma emergência" causada pela COVID-19, mas que "também está ligada a muitas outras situações", como o bloqueio de fronteiras com Israel ou Egito, com o fechamento de muitas atividades comerciais, como é o caso dos restaurantes

“Muitas pessoas perderam o emprego e ficaram sem salário. Os professores das nossas escolas não foram demitidos, mas o Patriarcado teve dificuldade em pagar os salários", reconheceu o sacerdote.

Nesse sentido, o Patriarcado Latino informou que a Cáritas Jerusalém e o Ministério de Saúde de Gaza “prepararam um plano de emergência que prevê, entre outras coisas, a prestação de serviços médicos no Centro da Cáritas e a ativação de três equipes médicas móveis para realizar serviço domiciliar no tratamento de pacientes não-Covid-19 durante as 24 horas do dia”.

Essa doação “faz parte das iniciativas promovidas pelo Fundo de Emergência, desejado pelo Papa Francisco, para ajudar os países mais afetados pela disseminação da Covid-19. Entre eles, a Síria que recebeu 10 ventiladores, outros três foram doados para o Hospital São José em Jerusalém, enquanto os kits com testes de Covid-19 foram enviados ao Hospital da Sagrada Família em Belém”, indicou Vatican News.

Confira também: