Pela primeira vez, o Conselho de Cardeais que assessora o Papa Francisco na reforma da Cúria Romana se reúne de forma virtual.

Segundo confirmou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, através de Vatican News, o encontro acontece nesta terça-feira, 13 de outubro, à tarde (hora de Roma).

A última reunião plenária do Conselho de Cardeais aconteceu no Vaticano, de 17 a 19 de fevereiro de 2020, foi a única que pôde ser realizada neste ano, pois a prevista para abril foi cancelada por causa da pandemia de Covid-19.

Bruni indicou também que o Conselho de Cardeais estudará “como continuar as reuniões com a crise de saúde em andamento”.

Na última reunião plenária, o Conselho de Cardeais trabalhou o “esboço da nova Constituição Apostólica sobre a Cúria Romana que, uma vez aprovada, substituirá a Pastor bonus promulgada por João Paulo II”.

A primeira reunião aconteceu em 3 de outubro de 2013 e, atualmente, o Conselho está composto pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin; o Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga; o Arcebispo de Munique (Alemanha), Cardeal Reinhard Marx; o Arcebispo de Boston (Estados Unidos), Cardeal Seán Patrick O’Malley; o Arcebispo de Bombaim (Índia), Cardeal Oswald Gracias; o Presidente do Governatorato do Vaticano, Cardeal Giuseppe Bertello; o Secretário do Conselho, Dom Marcello Semeraro; e o Secretário Adjunto, Dom Marco Mellino.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: