O Conselho de Cardeais ou C9, grupo de cardeais que colabora com o Papa Francisco na reforma da Cúria Romana, expressou sua "plena solidariedade" ao Santo Padre ante os acontecimentos das últimas semanas.

Em um comunicado divulgado pelo Vaticano na manhã de hoje, o grupo de cardeais que assessora o Pontífice “manifestou sua plena solidariedade ao Papa Francisco face ao ocorrido nas últimas semanas, ciente de que no atual debate a Santa Sé está para formular eventuais e necessários esclarecimentos”.

Esta é a primeira reunião do C-9 depois que em 25 de agosto, Dom Carlo Maria Viganò, ex-núncio nos Estados Unidos, publicou uma carta de 11 páginas assegurando que vários sacerdotes, bispos, cardeais e inclusive o Papa Francisco sabiam dos abusos do ex-cardeal Theodore McCarrick e agiram com negligência ou o encobriram.

As acusações do ex-núncio provocaram a resposta do episcopado americano que pediu uma investigação completa, realizada por leigos, para chegar à verdade das acusações.

O comunicado divulgado hoje também assinala que o Conselho de Cardeais "considerou pedir ao Papa uma reflexão sobre o trabalho, a estrutura e composição do próprio Conselho, considerando a idade avançada de algumas pessoas que o integram".

O C9 é formado pelos Cardeais Oscar Rodríguez Maradiaga (Coordenador), Pietro Parolin (Secretário de Estado), Giuseppe Bertello, Francisco Javier Errázuriz Ossa, Sean Patrick O’Malley, Reinhard Marx, Laurent Monsengwo Pasinya, Oswald Gracias e George Pell.

Por outro lado, os cardeais expressaram sua “satisfação pelo bom êxito do IX Encontro Mundial das Famílias em Dublin (Irlanda), congratulando-se com o Cardeal Kevin J. Farrel e com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que junto com o arcebispo Diarmuid Martin organizaram o evento”.

O Encontro Mundial das Famílias, cujos eventos finais foram presididos pelo Papa Francisco, foi realizado há algumas semanas em Dublin (Irlanda) de 21 a 26 de agosto.

Confira também: