No sábado, 25 de janeiro, a Igreja na Costa Rica celebrou a ordenação sacerdotal de Austin Torres Marín, o primeiro sacerdote indígena do país.

A ordenação de Pe. Torres foi celebrada na Paróquia São Tiago Apóstolo, nas montanhas de Amubri, em Talamanca.

A Santa Missa foi presidida pelo Bispo de Limón, Dom Javier Román, e concelebrada pelos sacerdotes vicentinos da Congregação da Missão, à qual Pe. Torres pertence, assim como por diocesanos.

Durante a cerimônia, Pe. Torres se dirigiu ao sua povo, em sua língua natal bribri, e agradeceu pelas orações. “Meu sacerdócio não é uma carreiras, é um serviço”, afirmou o novo missionário vicentino.

Dom Román assinalou em uma entrevista a Radio Fides que cabe ao novo sacerdote “dar um testemunho muito forte e, finalmente, seguir o testemunho daqueles dois grandes sacerdotes que deram a vida por Talamanca, como foram os Padres Bernardo e Bernardito”.

O Prelado acrescentou que esta ordenação é a segunda que se realiza depois de 35 anos na comunidade e a primeira vez que um indígena decide seguir a vida consagrada, sendo um fato histórico para o povo de Bribri.

Na mesma entrevista, Pe. Torres mencionou que está muito emocionado pela cerimônia e acrescentou que esta fato histórico é uma alegria para a comunidade e sua congregação.

Esta ordenação “é um enriquecimento para toda a Igreja, um chamado para todos responder ao chamado que Deus faz a cada um de nós”, ressaltou Pe. Torres.

A cerimônia contou com a presença de pessoas de diferentes partes do país, especialmente de Punta Arenas e de San José, a capital do país, onde a congregação tem seu seminário.

Finalmente, Dom Román ressaltou o trabalho que se realizou com os indígenas e comentou sua esperança de que esta “seja o início de uma grande semeadura aqui em Talamanca, não apenas para os padres vicentinos, mas também para a própria diocese”.

Pe. Torres celebrou sua primeira Missa às 8h30 na mesma paróquia onde foi consagrado.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: