Ao receber esta manhã os participantes na assembléia plenária do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, o Papa Bento XVI assinalou que estes eventos têm também como tarefa ajudar na nova evangelização.

No discurso pronunciado ao final dos trabalhos preparatórios do próximo congresso, que terá lugar em Dublin (Irlanda) em 2012, o Santo Padre assinalou que "os Congressos Eucarísticos Internacionais já têm uma longa história na Igreja. Põem de relevo a dimensão universal da celebração: efetivamente se trata de uma festa de fé ao redor de Cristo Eucarístico, o Cristo do sacrifício supremo pela humanidade, na que participam fiéis não só de uma Igreja particular ou de uma nação, mas, na medida do possível, de várias partes do Círculo. É a Igreja que se recolhe em torno de seu Senhor e Deus".

A tarefa dos Congressos Eucarísticos, sobre tudo no contexto atual, prosseguiu o Pontífice, "é também a de dar uma peculiar contribuição à nova evangelização, promovendo a evangelização mistagógica, que se cumpre na escola da Igreja em oração, a partir e através da liturgia. Mas cada congresso leva em si um impulso evangelizador, em sentido mais estritamente missionário, tanto que o binômio Eucaristia-missão entrou a formar parte das diretrizes propostas pela Santa Sé".

"É importante que cada congresso eucarístico saiba implicar e integrar, segundo o espírito da reforma conciliar, todas as expressões do culto eucarístico ‘extra missam’, que afundam suas raízes na devoção popular, como as associações de fiéis que se inspiram, com diversos títulos, na Eucaristia".

Finalmente o Papa indicou que "todas as devoções eucarísticas, recomendadas e alentadas também na encíclica ‘Ecclesia de Eucharistia’ e na exortação apostólica ‘Sacramentum caritatis’ devem harmonizar-se segundo uma eclesiologia eucarística orientada para a comunhão".