Chesterton, Tolkien, C.S. Lewis e muitos outros nomes conhecidos da literatura mundial têm em comum a influência católica em suas obras, o que será o foco de um evento online realizado pela primeira vez no Brasil.

Trata-se do Congresso de Literatura Católica, que acontecerá entre os dais 29 e 31 de agosto e contará com mais de 30 palestras com estudiosos dos autores católicos e cristãos.

Segundo os organizadores, a equipe partiu da seguinte questão: “Clássicos da literatura seriam a mesma coisa se não tivessem sido escritos por cristãos e mais especificamente por católicos?”.

Assim, “evitando uma proposta óbvia – que seria encarar a literatura católica apenas como um tema pertinente ao estudo de obras religiosas –, o congresso traz para dentro do círculo católico obras de literatura de ficção, escritas ou não por católicos, que possuem uma narrativa especialmente alinhada com a visão católica do mundo, do homem, do bem e do mau”.

As palestras abordarão sobre as obras de autores como J.R.R. Tolkien, C.S. Lewis, Georges Bernanos, G.K. Chesterton, Gustavo Corção, Santa Teresa d´Ávila, Miguel de Cervantes, entre outros.

Além disso, o evento trará temas específicos como: “O que Define um Escritor Católico?”; “Lírica Católica”; “Providência na Literatura”; “Literatura Católica: O que é?”; “Literatura Católica: A Beleza e o Bem”.

Os organizadores do Congresso assinalam que o intuito “é fazer mais conhecido e compreendido o papel determinante do pensamento católico na literatura, assim como na que não é propriamente religiosa”.

Assim, indicam, buscam mostrar “ao público que a cosmovisão católica foi, e é, formidável alimento a tantos intelectuais, porque enriqueceu a própria arte literária e podemos tirar o maior proveito dessas maravilhosas obras com o objetivo de preencher o nosso imaginário com histórias, poemas, contos, canções, etc., ou seja, tudo que melhor foi produzido empregando a cosmovisão católica, a visão de mundo que está  perfeitamente alinhada com a Verdade”.

O Congresso de Literatura Católica será totalmente online e a veiculação das palestras acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto, porém os participantes terão um ano de acesso para assistirem a todas as palestras depois desta data.

Para se inscrever no Congresso e obter mais informações, basta acessar o site www.literaturacatolica.com.br.

Confira também: