A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai se unir à consagração da Rússia e da Ucrânia convocada pelo papa Francisco para o dia 25 de março. A CEP informou que os bispos do país “procurarão estar presentes” no santuário de Fátima, onde haverá uma celebração conduzida pelo esmoleiro pontifício, cardeal Konrad Krajewski.

O papa consagrará a Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria na sexta-feira, 25 de março, durante a celebração penitencial na basílica de São Pedro, no Vaticano, às 17h (13h, no horário de Brasília). No mesmo dia e horário, o cardeal Konrad Krajewski fará o mesmo ato na Capelinha das Aparições do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. “Em profunda comunhão com o Santo Padre, os Bispos portugueses procurarão estar presentes nesta celebração em Fátima”, disse a CEP em um comunicado.

A conferência dos bispos portugueses também pediu que “todas as paróquias, comunidades, institutos de vida consagrada e outras instituições eclesiais assumam esta intenção de consagração nas celebrações desse dia, nomeadamente nas Vias-Sacras, nas Eucaristias, na Oração do Rosário e no itinerário ‘24 horas para o Senhor’ que se inicia na tarde desse dia”.

‘24 horas para o Senhor’ é uma iniciativa quaresmal de caráter penitencial. Foi convocada pelo papa Francisco e acontece desde 2014, na sexta-feira e no sábado que antecedem o quarto domingo da Quaresma. Busca promover que igrejas em todo o mundo permaneçam abertas por 24 horas para permitir que os fiéis participem do sacramento da confissão.

“Por intercessão do Imaculado Coração de Maria, Rainha da Paz, continuemos a rezar pelo povo ucraniano, perseguido na sua terra e disperso pelo mundo, para que o Senhor atenda as nossas preces e os esforços das pessoas de boa vontade, e lhe conceda a paz e o regresso a suas casas”, concluiu a nota da CEP.

Confira também: