A Diocese de Petrópolis informou hoje (17) pela manhã que recebeu uma doação de um milhão de euros da Conferência Episcopal Italiana para ajuda às vitimas e mais de 10 toneladas de materiais (roupa, alimento, material de higiene pessoal e limpeza, água) vindos de todas as regiões do país. Toda esta doação é para atender as vítimas das chuvas, localizadas em oito paróquias nos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Areal e São José do Vale do Rio Preto.

O dinheiro arrecado pela Diocese de Petrópolis, inclusive o doado pela Cáritas e pela Conferência Italiana, está sendo usado para compra de material específico para as famílias, como roupa íntima e de higiene pessoal, quando falta nas paróquias para atender as vítimas.

Dom Filippo Santoro, bispo diocesano, disse que as doações estão chegando de várias dioceses brasileiras, de empresas e instituições ligadas a Igreja Católica, como a Cáritas Brasileira e Internacional e a Conferência Episcopal Italiana.

O Bispo de Petrópolis explicou que a doações que chegam as paróquias atingidas pela chuva, são levadas para os desabrigados ou para famílias que estão em locais de difícil acesso.
“Estamos contando com voluntários que utilizam carro e motos, e até mesmo a pé, para fazer chegar aos sobreviventes todo material necessário para viverem este momento”, afirmou Dom Filippo.

“Temos grandes demonstrações de solidariedade. Nesse momento que é de dor a fé e a solidariedade prevalecem”, disse Dom Santoro em entrevista ao Portal A12 este fim de semana.

“As igrejas e capelas tem sido lugar de refugio para os desabrigados. Pedi que as pessoas se colocassem a disposição para ajudar aos desabrigados. E isso tem acontecido. Temos voluntários que trabalham na preparação de comida, separação dos donativos que chegam para ajudar essas pessoas”, afirmou.

Dom Filippo fez um apelo para que as pessoas continuem a ajudar apoiando as campanhas engajadas pela Igreja e rezando pelas famílias atingidas pelas chuvas:
“Nós agradecemos pela solidariedade e sobre tudo pedimos orações. Confio nas orações e na solidariedade das comunidades brasileiras”, finalizou o bispo.

A diocese de Petrópolis lançou a campanha SOS Serra e abriu a conta 11.4134-1, Agência 4014, Banco Bradesco, para receber doações.
Os mortos pelas chuvas que devastaram a região serrana do Rio de Janeiro na semana passada já são 633, segundo informações da Defesa Civil estadual em balanço divulgado na noite deste domingo, 16. Os desalojados já somam mais de 7.700 e os desabrigados mais de 6 mil, informou hoje o portal Canção Nova Notícias.