A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês) publicou um tuíte enumerando sete atitudes para “adotar juntos enquanto seguimos em nosso caminho sinodal”. O tuíte, postado na segunda-feira, dia 10, perguntava: “Qual lhe inspira mais?” As respostas não foram o que a USCCB esperava.

As sete atitudes eram: “Olhar inovador, inclusão, abertura de mente, escuta, acompanhamento, corresponsabilidade, diálogo”. Os internautas preferiram uma oitava opção: sarcasmo.

 

O tuíte gerou centenas de comentários negativos sobre a linguagem corporativa usada pela conferência episcopal. Na terça-feira a USCCB fechou os comentários para quem não segue a conta ou não foi mencionado no tuíte.

A atriz Patricia Heaton, protagonista das séries de comédia The Middle e Everybody loves Raymond, escreveu: “Que tal adotar essa atitude? Cristo derramou seu sangue na cruz para salvá-los, para ter uma atitude de arrependimento, humildade, gratidão, alegria e adoração. Que seus lábios se encham de louvores a Jesus nosso Salvador”.

E, depois, acrescentou: "Ou talvez do ‘olhar inovador’ acho”.

A escritora Leah Libresco Sargeant propôs os sete dons do Espírito Santo em vez da lista de sete palavras proposta pela USCCB.

"Se você realmente é um prisioneiro do departamento de Recursos Humanos, pisque duas vezes e mandaremos uma equipe de resgate", escreveu uma das primeiras pessoas a responder.

"Se eu quisesse linguagem corporativa, iria trabalhar aos domingos", disse outra pessoa.

“Parece algo do aplicativo Calm (calma) e não do catolicismo. Obrigado, vou omiti-lo”, escreveu outro.

“Quem escreveu este guia espiritual, Nabisco Corp?”, perguntou outra pessoa referindo-se à gigante dos alimentos. “Este sínodo é administrado por profissionais de recursos humanos?”, perguntou outro.

"Não somos uma empresa Fortune 500, somos literalmente o Corpo de Cristo", disse um terceiro.

O Sínodo da Sinodalidade a que o tuíte da USCCB se refere é um evento da Igreja universal iniciado em outubro de 2021 no Vaticano que deve terminar em outubro de 2023. A ideia do papa Francisco, que determinou que o sínodo ocorra, é estabelecer um processo de escuta na Igreja. Um sínodo, em sua forma usual, é um encontro de bispos no qual se debate um tema de importância teológica ou pastoral e no qual se prepara um texto com diretrizes que é entregue ao papa. Desta vez, Francisco estabeleceu uma fase diocesana em que os bispos devem ouvir os padres, os fiéis e até os não-crentes. O resultado dessas consultas será então debatido pelos bispos reunidos em Roma.

“O papa Francisco convida toda a Igreja a refletir sobre um tema que é decisivo para sua vida e missão. É precisamente esse caminho de sinodalidade que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”, afirma a USCCB em seu site.

Nestes primeiros meses do caminho sinodal, muitos católicos ainda não sabem que haverá um Sínodo da Sinodalidade ou não entendem o que é exatamente esse sínodo. Muitos veem o processo com desconfiança ou hostilidade, considerando que pode ser um espaço para levar a mudanças na doutrina e na disciplina da Igreja.

Em outubro, a Santa Sé lançou algumas ferramentas para as redes sociais para ajudar os bispos e outros no processo de consulta. O documento inclui algumas sugestões com hashtags como #Igrejaescuta e várias outras recomendações, como uma intitulada "Como lidar com reações negativas".

“Simplesmente não entrem em pânico se receberem comentários negativos em suas plataformas sociais e aproveitem a oportunidade para refletir no que Deus quer que respondamos. Devemos sempre enraizar nossas respostas na fé”, diz.

Tudo isso pode ser visto nos comentários ao tuíte, aos quais alguns tentaram responder espiritualmente, embora muitos também tenham respondido com humor.

Mais em

Vários usuários curtiram uma resposta afirmando que o tuíte era uma paródia da música “Mission statement” (Declaração de missão) de “Weird Al” Yankoviv.

“Devemos todos de forma eficiente operacionalizar nossas estratégias, investir em tecnologia de classe mundial e alavancar nossas competências para gerir de forma holística uma sinergia excepcional”, diz a música, usando o jargão vazio de conteúdo da linguagem corporativa.

Mas nem todos reagiram ao tuíte com humor, alguns disseram que se sentiram ofendidos e, inclusive, envergonhados pela publicação dos bispos dos EUA.

“O mundo morre de fome e anseia a graça e a verdade; e nos alimentam com frases vazias e sentimentalismos”, escreveu um.

"Eu quero Jesus", disse outro.

Confira também: