A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai ter uma reunião com membros da Santa Sé para debater a luta contra abusos sexuais na Igreja. O anúncio foi feito pela CEP na terça-feira (17), mas ainda não foi divulgada a data do encontro.

Em uma nota de imprensa, a CEP afirmou que “a luta contra os abusos sexuais por parte de membros da Igreja ou no âmbito das suas atividades é uma prioridade para a Igreja”. Por isso, considerou “oportuna e necessária a colaboração entre as Igrejas locais e as estruturas da Igreja universal que se ocupam deste tema a nível global”.

“Nesse sentido, terá lugar em Roma uma reunião conjunta de trabalho entre alguns membros do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa e alguns Dicastérios da Santa Sé”, informou o comunicado.

Na nota, a conferência recordou ainda que foi criada uma comissão independente em Portugal para estudar este tema. Trata-se da Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais na Igreja Católica Portuguesa, que iniciou os seus trabalhos em janeiro de 2022 e dará prosseguimento até o final deste ano. O objetivo é recolher denúncias e testemunhas de vítimas de abusos desde 1950. No dia 12 de abril, a comissão apresentou um balanço do primeiro trimestre de suas atividades e disse que já registrou 290 testemunhos.

Membros desta comissão estiveram presentes na Assembleia Plenária da CEP, que aconteceu entre 25 e 28 de abril, em Fátima. Segundo comunicado final da assembleia, na ocasião, os bispos agradeceram pelo trabalho já realizado, “desejando que a Comissão continue a desenvolvê-lo de forma autônoma, com dedicação e competência”.

A CEP também manifestou sua disponibilidade em colaborar com a comissão através do “estudo dos arquivos históricos” da Igreja em Portugal. Além disso, reafirmou “um sentido pedido de perdão, em nome da Igreja Católica” às pessoas “que passaram pela dramática situação do abuso no âmbito eclesial”.

Confira também: