Serviço e resgate da dignidade humana estarão juntos em um novo projeto lançado pela Comunidade Católica Shalom neste início de 2018, através do Programa Internacional de Voluntariado.

O objetivo, conforme explica a própria comunidade é integrar o serviço voluntário à necessidade dos trabalhos de resgate da dignidade humana e de serviço aos mais pobres, através dos mais diversos projetos sociais desenvolvidos pela instituição.

Essa iniciativa se concretizará por meio da ‘Expedição de Evangelização e Promoção Humana’, que acontecerá de 9 a 18 de fevereiro, em Chaves, na Ilha de Marajó, e de 3 a 18 de março, em Antsiranana, Madagascar.

Nestes dois locais, a Comunidade Shalom possui casas onde desenvolve durante todo o ano trabalhos de evangelização, catequese, visitas e promoção de encontros evangelizadores.

A coordenadora da Assessoria de Promoção Humana Shalom, Jeovana Freitas, ressaltou que “entre as numerosas periferias” às quais são enviados, sublinham estes dois locais, “porque são lugares onde concretamente servimos a Cristo servindo aos menores deste mundo”.

A seleção dos voluntários, uma média de vinte por expedição, é realizada mediante edital. O grupo é composto por médicos, enfermeiros, sacerdotes, comunicadores, evangelizadores e cozinheiro, entre outras especialidades.

A programação consta de visitas domiciliares, atendimentos clínicos, atividades culturais, esportivas e de evangelização através de encontros, grupos, aconselhamento e celebrações.

O programa já contou com um projeto piloto em 2016, do qual Maria Edineie participou. Segundo ela, durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, Deus lhe inspirou em um momento de oração a “ir a águas mais profundas”.

Três anos depois, a jovem estudante de Odontologia foi além do Rio Amazonas no projeto piloto da expedição. “Chegando às aldeias ribeirinhas, senti uma grande alegria. Aquelas pessoas possuíam um olhar diferente. Era Deus mesmo me olhando, me mostrando que é preciso ir além, doar mais de mim”, testemunhou.

Para ter mais informações sobre a ‘Expedição de Evangelização e Promoção Humana’, é possível entrar em contato com a Comunidade Shalom por meio dos telefones (85) 99624- 4605, (11) 97454-8925, ou pelo e-mail volunteering@comshalom.org.

Confira também: