Como tema “Cuidar da vida em seus últimos momentos”, o Instituto Parresia, da Comunidade Shalom, realiza neste sábado, 15 de maio, uma Master Class sobre bioética, na qual serão abordadas questões ligadas ao relacionamento do homem com a morte.

O evento contará com as presenças de Dalton Ramos, professor titular de bioética da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Pontifícia Academia para a Vida, e da médica Elizabeth Kipman, ginecologista-obstetra e coordenadora do Departamento de Bioética do Hospital São Francisco de Assis, Jacareí (SP).

De acordo com o coordenado de cursos do Instituto Parresia, Padre Edinardo de Oliveira, durante o evento os palestrantes refletirão sobre “a questão geral do homem diante da morte, alimentando a necessária postura do acolhimento da sua finitude (e da finitude do outro)”. “Tocaremos também o tema dos cuidados paliativos, que estão diretamente ligados ao respeito à dignidade do paciente em seus últimos anos (ou momentos) de vida, com o acolhimento dos limites médicos e humanos e aceitação da morte como realidade”, disse.

Padre Edinardo lembrou que os meses de março e abril foram os que registraram maior número de mortos por Covid-19 no Brasil, colocando todos “diante desse grande drama que é a certeza da morte. Seja em primeira pessoa, seja porque alguém próximo o experimentou, muitos de nós tivemos que lidar com a realidade”.

“Muitas vezes queremos fugir dela, é um assunto incômodo, que gera silêncio, mudança de assunto, desconforto, fuga, negação. Mas é importante falar da morte, para que possamos nos preparar melhor para ela, para que saibamos vivê-la de modo mais são e integrado”, declarou.

Durante a Master Class será lançado o curso de bioética pelo Instituto Parresia, tema que, segundo padre Edinardo, “está entre aqueles que estão na ponta das discussões de ética e de moral nos nossos tempos”.

O sacerdote explicou que a bioética “é bem ampla, e vai desde perguntas como: é lícito para a mulher praticar aborto? Até que ponto podemos consumir alimentos modificados geneticamente sem ter uma pesquisa de seus efeitos? Ou, é possível imputar responsabilidade penal a formas mais refinadas de inteligência artificial?”

Para o coordenador de cursos, “debater tais questões, algumas passadas, outras que ainda chegarão a nós, todas atuais, é fundamental para que construamos uma sociedade mais conforme os valores em que acreditamos”.

Sobre o curso de bioética que será lançado pelo Instituto, disse que contará com três módulos. “No primeiro, trataremos dos fundamentos da bioética, sua colocação dentro da Teologia, o contexto de pluralidade ética que vivemos”. Em seguida, será abordado o início da vida e tratará da “beleza da vida humana, sua dignidade, sua identidade como pessoa, para depois tratarmos de temas como aborto e fecundação artificiais”. Já o último módulo do curso será sobre o fim da vida humana, quando abordará “sobre a realidade do sofrimento humano e sobre questões discutidas em campo de bioética, como a eutanásia e o suicídio assistido, além do próprio tema dos cuidados paliativos”.

A Master Class sobre bioética neste sábado terá início às 15h e será transmitida pelo canal no YouTube do Instituto Parresia. As inscrições podem ser feitas pelo site http://bit.ly/MasterclassBioetica.

Confira também: