A Comunidade Católica Jesus Menino, que tem como carisma o cuidado de pessoas com deficiência, está em uma viagem pela Europa e, na semana passada, recebeu o apoio do papa Francisco. O fundador da comunidade, Antônio Carlos Tavares de Mello, conhecido como Tonio, e alguns de seus filhos conversaram com o pontífice ao final da Audiência Geral. “Ele nos disse: ‘O papa apoia e acredita no trabalho de vocês e gosta muito de vocês’”, contou Tonio.

A Jesus Menino é uma comunidade católica de vida consagrada que tem como carisma acolher Jesus Menino presente nas pessoas com deficiências. O fundador, Tonio, adotou e adota crianças, jovens e adultos especiais abandonados, que na sua maioria vieram de gestações de alto risco ou até mesmo de tentativas de procedimentos abortivos e, por isso, tiveram sequelas físicas ou mentais. A sede fica em Petrópolis (RJ) e a comunidade também tem uma casa de missão em Brasília (DF).

Segundo Tonio, este foi o nono ano que o papa recebeu a comunidade no Vaticano. “Ele sempre dispensa um tempo importante na Audiência Geral para nos saudar e para termos um encontro pessoal com ele”, disse o fundador. Neste ano, no dia 10 de novembro, Tonio aproveitou a ocasião para falar com Francisco sobre a renovação do convênio com a Papal Foundation para o custeio do plano de saúde dos 45 filhos da comunidade. “Há três anos, estivemos aqui e pedimos ao Santo Padre, que nos favoreceu com esta verba que é enviada durante três anos. Já recebemos a primeira e a segunda parcela e este ano é a terceira”, afirmou. Agora, “aproveitando que o Santo Padre apoia a comunidade, viemos falar com ele e ele disse que é favorável, porque, se está fazendo bem à comunidade, é importante que seja renovado”.

Atualmente, a comunidade tem um gasto de cerca de 40 mil reais mensais para manter o plano de saúde para os 45 filhos. O convênio com a Papal Foundation foi renovado por mais um ano, durante encontro com o assessor da Secretaria de Estado, monsenhor Luigi Roberto Cona, no dia 13 de novembro.

Sobre o encontro com o papa Francisco, Tonio recordou que foi possível presentear o pontífice com o documentário pró-vida Human Life, de Gustavo Brinholi e Luiz Henrique Marques, do qual a Comunidade Jesus Menino participa. Também deram ao pontífice uma escultura de uma mão com um bebê dentro, representando a mão da Jesus Menino hoje no mundo, que acolhe e protege. “Eu pude cumprimentá-lo e ele sempre diz: ‘muito obrigado por aquilo que está fazendo pela Igreja e pelas crianças deficientes’. Isso sempre me impressiona muito e me dá um ânimo muito grande, que eu nunca perco, mas vindo do papa sempre é uma fortaleza”, contou.

A programação da comunidade na Itália incluiu ainda encontros com o esmoleiro pontifício e colaborador do papa nas obras de caridade, cardeal Konrad Krajewski, e com o secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, padre Alexandre Awi Mello. “Fomos buscar com ele nossa identidade canônica”, disse Tonio. Atualmente, declarou, a Comunidade Jesus Menino é “uma associação de fiéis leigos de direito privado da diocese de Petrópolis, caminhando para um futuro direito pontifício, se Deus achar que assim deve ser, mais para frente”. “Por enquanto, uma associação de fiéis que tem o carisma de Maria e José que tem a missão de adotar, acolher e proteger as crianças do Brasil e, hoje, do mundo”, afirmou.

Esse crescimento da Jesus Menino pelo mundo deverá se concretizar com a abertura de uma casa em Vila Real, Portugal, prevista para fevereiro de 2022. O assunto foi abordado na viagem com o embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Henrique da Silveira Sardinha Pinto. Segundo Tonio, “essa casa em Portugal será a Jesus Menino na Europa”, pois “o desejo é adotar as crianças especiais da Itália, Áustria, Alemanha, Portugal, França e Espanha”.

“Levamos ao coração do embaixador como serão essas adoções na Europa. Então, fomos ouvidos e ele também falou da burocracia que vamos ter que enfrentar para realizar este trabalho. Foi muito bom o encontro. Ele disse que essa visita da comunidade foi um presente de Natal para ele”, contou Tonio.

A Comunidade Jesus Menino segue sua viagem e, na terça-feira, 16 de novembro, foi para a França. O objetivo é “divulgar e contar sobre nossa missão e espalhar esse desejo de, quem sabe, futuramente estar na França para cuidar dessas crianças que são abandonadas ou vitimadas pelo aborto”. Para a realização desta viagem, a comunidade conta com apoio de colaboradores e associações pró-vida.

Segundo Tonio, o objetivo da comunidade é cumprir “o desejo de Deus” de que “a obra dele vá onde ele quiser e aconteça o que ele quiser”. “Estou aqui nessa disposição, onde Deus precisar, onde Deus nos levar, estamos ali para cumprir a vontade de Deus, na simplicidade de José e de Maria”.

“Ainda somos uma pequena luz nesse mundo obscuro da cultura da morte. Mas, não dá para desistir. Cada vez mais há a alegria e vontade de servir, contando com cada um. Devemos ser essa luz, não se pode esconder essa luz que é tão forte que é o amor de Deus a ser anunciado”, concluiu.

Confira também: