O Instituto Parresia, braço acadêmico da Comunidade Católica Shalom faz a partir de hoje (16), o curso online “O cristão na política: o impulso da fé católica”.

O curso de 12 aulas tratará de aspectos bíblicos e antropológicos da Doutrina Social da Igreja relacionados à comunidade política, a relação entre política e caridade, a pessoa e a sociedade, o que é o princípio de subsidiariedade, o valor da sociedade, expressões político-ideológicas, entre outros.

As aulas serão ministradas pela juíza Regma Janebro, pelo diplomata Emanuel Magalhães, Maria Valentim, mestre em ciências sociais e pelo teólogo Daniel Ramos.

Maria Valentim, assistente social e mestre em ciências sociais pela Universidade San Tommaso Aquino de Roma disse à ACI DIGITAL que a participação dos católicos na vida política se apresenta como uma oportunidade para a vivência dos valores cristãos. “Valores como a fraternidade, solidariedade, subsidiariedade de raizes cristãs nos lançam ao compromisso com a vida pública e também ao compromisso politico porque essas duas realidades caminham juntas”, disse Valentim.

A professora do Instituto Parresia também afirmou que “os cristãos não devem fugir à tarefa de "evangelizar o mundo do trabalho, a economia, a política", como advertiu  Bento XVI.

Regma Janebro, coordenadora da Escola de Doutrina Social da Igreja na Plataforma do Instituto Parresia e Juíza de direito, disse à ACI DIGITAL “que o papel do cristão católico na política é colocar-se à serviço da pessoa humana e do bem comum, renunciando aos interesses particulares para eleger as necessidades do povo como seu objetivo primeiro, tendo sempre como referência os princípios da solidariedade e da subsidiariedade apresentados pela Doutrina Social da Igreja”.

Para ela, “o católico é chamado a responder às demandas atuais do nosso tempo com vida interior, partindo sempre do Evangelho”.

Live de lançamento

Nesta terça-feira (16) será realizado uma live de lançamento do curso, com o título “Católicos na Vida Pública”, às 20h, no canal do Youtube do instituto. Que contará com a presença de Roger Valim, médico e gestor público, Dilce Feijão, juíza de direito, e Gislan Vieira, empresário do ramo de educação.

As inscrições podem ser feitas no site www.institutoparresia.org