A Santa Sé informou que, no próximo dia 28 de junho, será apresentado o e o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica preparado por uma comissão especial que foi presidida pelo então Cardeal Joseph Ratzinger.

Segundo o anúncio, o texto será apresentado durante uma celebração solene litúrgica na presença do Papa Bento XVI.

O Compêndio do Catecismo da Igreja Católica oferece uma formulação mais sintética e dialogística dos conteúdos da fé e da moral Católica.

"Começará a ser difundido a partir do próximo dia 29 de junho de 2005, na solenidade dos Santos apóstolos Pedro e Paulo, colunas da Igreja universal e pregadores exemplares do Evangelho. A Igreja inteira está convidada, agora, a imitá-los em seu impulso missionário e a pedir ao Senhor que lhe conceda prosseguir hoje com seu ensinamento, que levou o contente anúncio do Evangelho a todo mundo", informou o comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano.

O Catecismo da Igreja Católica ficou a disposição dos fiéis em 7 de dezembro de 1992. João Paulo II o apresentou como "texto de referência seguro e autêntico".

"Sucessivamente, depois da petição de valorizar mais o Catecismo e para responder à exigência difusa, surgida no Congresso Catequético Internacional de 2002, o Santo Padre instituiu em 2003 uma comissão especial presidida pelo Cardeal Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, com a tarefa de elaborar um Compêndio do Catecismo da Igreja Católica", recordou o Vaticano.

Do mesmo modo, o comunicado afirmou que "40 anos depois da conclusão do Concílio Vaticano II e no coração do Ano da Eucaristia, o Compêndio representa um precioso instrumento para satisfazer a fome de verdade que toda pessoa, de qualquer idade ou condição, adverte".

O texto do Compêndio será publicado pela Livraria Editora Vaticano, em CO-edição com as Edições São Paolo, que se ocuparão da difusão em toda a Itália. O trabalho de tradução e edição nas diversas línguas dependerá das conferências episcopais.