Uma indulgência plenária é uma graça concedida pela Igreja Católica pelos méritos de Jesus Cristo, Maria e todos os santos para remover a  pena temporal devida ao pecado.
A indulgência se aplica a pecados já perdoados. Um indulgência plenária limpa a alma como se a pessoa tivesse acabado de sere batizada.
Uma indulgencia plenária pode ser obtida durante a Semana Santa para si ou para uma pessoa morta se uma das seguintes obras estabelecidas pela Igreja for feita.
 
Quinta-feira Santa
1. Se, durante a solene reposição do Santissimo Sacramento que se segue à Missa da Ceia do Senhor, o fiel cantar ou recitar o hino Eucarístico “Tantum Ergo”.
2. Se o fiel adorar o Santíssimo Sacramento por meia hora.
Good Friday
1. If you venerate the Cross in the solemn celebration of the Lord's Passion.
2. If you piously participate in the Stations of the Cross Holy Saturday
Sexta-feira Santa
1. Se o fiel venerar a Cruz na celebração solene da Paixão do Senhor.
2. Se o fiel piedosamente participar das Estações da Cruz.
Sábado Santo
1. Se duas ou mais pessoas rezarem o Santo Rosário.
2. Se o fiel assistir à celebração da Vigília Pascal à noite e renovar as promessas batismais que fazem parte da liturgia dessa missa.
Condições em todos os casos:
Para se obter a indulgência plenária, além de realizar os atos específicos mencionados acima, as seguintes condições têm que ser cumpridas:
Uma indulgência plenária requer que o indivíduo esteja em estado de graça pelo cumprimento dos atos e tenha total desapego do pecado. A pessoa também deve confessar sacramentalmente seus pecados e receber a Comunhão até 20 dias antes ou depois do ato da idulgência.
Uma única confissão sacramental é suficiente para várias indulgências plenárias.

Mais em

Para cada indulgência plenária que se busca, no entanto, uma Santa Comunhão separada e uma oração separada pelas intenções do Santo Padre são necessárias.
A oração pelas intenções do Santo Padre deixa-se à escolha do indivíduo. 
 
Confira também: