A Custódia da Terra Santa anunciou o início das obras de restauração do piso do Santo Sepulcro em Jerusalém e também de outras obras para garantir a segurança da Edícula do túmulo de Cristo.

As principais autoridades cristãs se reuniram anteontem (14) na basílica do Santo Sepulcro para a cerimônia de lançamento do projeto de conservação e restauração do piso do túmulo de Cristo.

O frei Francesco Patton, custódio da Terra Santa, o patriarca greco-ortodoxo Teófilo III, e o representante do patriarcado armênio, dom Sevan Gharibian, participaram da cerimônia.

Segundo a Custódia da Terra Santa, as obras continuam a restauração da Edícula do Túmulo de Cristo, que começou em 2016 sob a liderança do patriarcado greco-ortodoxo.

Esta segunda fase do projeto está a cargo da Custódia da Terra Santa, em colaboração com a Universidade La Sapienza de Roma, o Centro de Conservação e Restauração La Venaria Real, o Politécnico de Milão, a empresa Manens de Pádua e a empresa IG Engenharia Geotécnica de Turim.

Serão feitos o projeto e restauração do piso de toda a basílica do Santo Sepulcro.

A cerimônia de inauguração das obras começou com a recitação de três orações em grego, latim e armênio, cada uma liderada pelas diferentes confissões cristãs.

O patriarca greco-ortodoxo Teófilo III disse que "a restauração da edícula é um sinal de esperança para o mundo. Estamos profundamente gratos a todos os especialistas que a tornaram possível e estamos convencidos de que levará a uma excelente execução do projeto de restauração da rotatória Anástasis [Ressurreição de Cristo], iniciada anos atrás, e o restante da pavimentação da Basílica”.

Para frei Francesco Patton, “neste contexto histórico, com a pandemia e a guerra, a cooperação nas obras de restauração ganha outro significado, porque é aqui que Jesus se converte na pedra angular da Igreja”, disse.

Ao final da cerimônia, os líderes cristãos foram à sacristia franciscana para retirar a primeira pedra do piso do Santo Sepulcro.

Antes do ato, o professor Giorgio Piras, diretor do Departamento de Ciências da Antiguidade, Sara Abram, secretária-geral do Centro de Conservação e Restauro de La Venaria Real, e o professor Roberto Zecchin, da empresa Manens, agradeceram a oportunidade de fazer parte do projeto. Um representante do patriarcado Armênio fez uma oração.

Finalmente, os três representantes das confissões cristãs tiraram juntos a primeira pedra do piso do Santo Sepulcro como símbolo e gesto oficial de inauguração das obras.

Confira também: