Na Missa que presidiu no domingo, 1º de novembro, Solenidade de Todos os Santos, na qual rezou pelas três vítimas do atentado ocorrido na Catedral de Nossa Senhora da Assunção, o Bispo de Nice, Dom André Marceau, disse que com seu amor, Cristo vence o ódio e a morte, "e todas as formas de morte".

Segundo informa a Diocese de Nice, antes da Missa o Prelado presidiu um rito penitencial e de reparação, algo "essencial para retomar as celebrações religiosas" ali onde ocorreu "uma ação gravemente injuriosa como é um homicídio cometido em uma igreja".

A Missa e o ato de reparação foram os primeiros atos litúrgicos na catedral após o atentado terrorista de 29 de outubro no qual foram assassinados Vincent Loques, sacristão de 55 anos e pai de família; Nadine Devillers, de 60 anos; e Simone Barreto Silva, uma mãe brasileira de 44 anos.

Durante o rito de cerca de 40 minutos que se iniciou no átrio da Catedral, onde estiveram presentes um grande número de fiéis que manifestaram a sua solidariedade para com os falecidos, Dom Marceau abençoou o altar, as paredes e os fiéis presentes.

“Esta noite, vamos ousar viver o sinal da água, do nosso batismo. É o sinal da conversão, da imersão no coração do mistério do Deus de amor”, disse o Prelado.

O rito foi realizado com pouca luz e depois disso todas as luzes foram acesas e os bispos presentes, além de Dom Marceau, trocaram as vestes litúrgicas roxas, da cor penitencial, pelo branco da Solenidade de Todos os Santos.

Na homilia, o Bispo de Nice explicou a importância de sermos santos no mundo de hoje, de sermos “portadores de Cristo, dando testemunho d’Ele”.

“Este é o horizonte que os santos viveram em todas as circunstâncias e que somos chamados a viver nas nossas: circunstâncias dramáticas que nos abençoam e nos questionam, circunstâncias que vamos superar de uma forma ou de outra”.

O Prelado disse ainda que “neste mundo tão explosivo, com os sentimentos confusos, reconhecemos a nossa frágil condição humana” e nos encorajou a viver as Bem-aventuranças como “modo de vida” para “nos abrirmos à transcendência de um Deus que nos ama, de Cristo que com seu amor venceu a morte e todas as formas de morte”.

Cristo, continuou o Bispo, “dá-nos a sua paz, não como o mundo, mas a de Deus, que pode pacificar os corações para ser mais fortes do que o mal, do que as trevas do coração do homem” e assim vencer “a escalada de ódio e de violência”.

“Recordemos que três de nossos amigos, aqui mesmo neste lugar, se encontraram com Ele (Cristo) e deixaram suas vidas”, concluiu.

Antes de terminar a Missa, o Bispo de Nice agradeceu aos bispos presentes de Mônaco e Marselha, que assim expressaram sua solidariedade, e também às autoridades civis e policiais, "presentes aqui desde o primeiro momento para servir".

Dirigindo-se à Mãe de Deus, o Prelado ressaltou que “a Basílica tem o título de Nossa Senhora. Vamos dirigir-nos a Maria, aos pés da cruz (...) Que ela nos receba e possamos confiar-lhe as nossas dores e sofrimentos”.

“Levamos as famílias de Simone, Nadine e Vincent em nossos corações. Maria, que recebeu o Cristo morto em seus braços, acolhe-nos agora a nós e às suas famílias”, concluiu o Bispo de Nice.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: