A Arquidiocese de Nueva Pamplona, na Colômbia, apresentou o retrato oficial para a beatificação de Dom Jesús Emilio Jaramillo Monsalve, que será elevado aos altares junto com o Pe. Pedro Maria Ramírez Ramos, no próximo dia 8 de setembro, em uma Missa presidida pelo Papa Francisco.

O retrato oficial de Dom Jesús Emilio Jaramillo. Foto: PapaFranciscoenColombia.co

A apresentação do retrato de Dom Jesús Emilio Jaramillo aconteceu no Museu de Artes Religiosas na Arquidiocese de Nueva Pamplona, com a presenta das autoridades civis, eclesiásticas, seminaristas da Diocese de Arauca, entre outros.

O Arcebispo de Nueva Pamplona, Dom Luis Madrid Merlano, foi o encarregado pela apresentação do retrato e recordou que Dom Jaramillo, muitas vezes, visitou Pamplona porque em sua época os seminaristas de Arauca estudavam no Seminário Regional Santo Tomás de Aquino de Nueva Pamplona, como ocorre atualmente.

Dom Jaramillo foi Vigário Apostólico de Arauca durante 14 anos.

O retrato oficial tem 2 metros de altura e 1,20 metros de largura, como especificam as normas para esta celebração.

Foi feito pelo artista Víctor Maldonado, que é um reconhecido retratista da região de Pamplona. Teve como modelo duas fotografias de Dom Jaramillo, uma de sua juventude e outra de quando já era idoso.

Este retrato, será levado para Villavicencio, para a cerimônia de beatificação no dia 8 de setembro, junto com o do Padre Pedro Maria Ramírez Ramos – o chamado Padre de Armero –, que está sendo elaborado pelo mesmo artista.

Dom Jesús Emilio Jaramillo nasceu em 14 de fevereiro de 1916 em Santo Domingo, Antioquia. Foi ordenado sacerdote dos Missionários Xaverianos de Yarumal em 1º de setembro de 1940, quando tinha 24 anos.

O Beato Paulo VI o designou como Vigário Apostólico de Arauca em 11 de novembro de 1970 e recebeu a ordenação episcopal em 10de janeiro de 1971.

Em 19de julho de 1984, foi designado Bispo de Arauca, cargo no qual serviu até que foi sequestrado e assassinado pela guerrilha do ELN, aos 73 anos, no dia 2 de outubro de 1989.

Confira também: