A Congregação para as Igrejas Orientais enviou uma carta aos Bispos de todo o mundo solicitando que a coleta dos ofícios de Sexta-feira Santa se dedique ao sustento da comunidade cristã na Terra Santa.

A carta, assinada pelo Cardeal Ignace Moussa Daoud e o Arcebispo Antonio Maria Vegliò, respectivamente prefeito e secretário do dicastério, assinala que a comunidade cristã da Terra Santa "por falta de paz e estabilidade está diminuindo continuamente. Essa comunidade tem cada vez mais necessidade de ajuda por parte de todas as diocese e de todas as instituições eclesiásticas".

A Coleta da Sexta-feira Santa tem como fim "promover nos fiéis cristãos o amor à Terra do Senhor, para que ali a Igreja possa sobreviver, sinta-se amada e apoiada pela solidariedade de todos os cristãos, e continue dando testemunho de fé naquele que nessa mesma terra nasceu, pregou o Evangelho, morreu e ressuscitou".

A emotiva carta recorda que o Santo Padre "manifesta constantemente sua paterna proximidade aos cristãos da Terra Santa" e assinala que "a paz no mundo passa por Jerusalém, 'Cidade da paz', a 'Cidade Santa', e 'Capital do monoteísmo', como a chamou o Papa Paulo VI em 1974".

"Por isso –conclui a mensagem–, corresponde a cada cristão atuar em favor dessa desejada paz, dom especial de Deus, ao que devem consagrar-se nossas orações, nossos esforços e nossa solidariedade".