Em uma carta enviada ao episcopado, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) motiva a participação nas contribuições para o Sínodo 2018 e lembra que o prazo para o envio das respostas à entidade termina no próximo dia 31 de julho.

O próximo Sínodo dos Bispos, que tem como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, acontecerá em outubro de 2018 e tentará estabelecer os pilares da atividade pastoral da Igreja com os jovens.

No processo de preparação, ocorre a fase de consulta, quando é possível enviar contribuições e respostas ao questionário disponibilizado pela Santa Sé. Tal fase foi aberta após a publicação do documento preparatório, em janeiro deste ano. Este processo levará à redação do instrumento de trabalho para a assembleia sinodal.

Às conferências episcopais, coube a responsabilidade de receber as contribuições e respostas, compilar o material e enviar à Secretária do Sínodo. No Brasil, a CNBB disponibilizou desde janeiro o texto preparatório com o questionário e as respostas dos jovens podem ser enviadas pelo e-mail synodus@cnbb.org.br. 

Na carta datada de 18 de julho e assinada pelo secretário-geral da entidade, Dom Leonardo Ulrich Steiner, a CNBB recorda os bispos sobre “a importância da contribuição da Igreja no Brasil”.

Informa ainda que “a Presidência nomeou uma pequena comissão para preparar a síntese a ser enviada à Secretaria do Sínodo. Além da síntese, serão enviadas todas as contribuições que chegarem ao endereço eletrônico indicado”.

O documento preparatório propõe uma reflexão em três partes: primeiro sobre as dinâmicas sociais e culturais; em seguida, uma abordagem do “discernimento” como instrumento que a Igreja oferece aos mais novos para a descoberta da sua vocação; e por fim, os elementos fundamentais da pastoral juvenil vocacional.

A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos também disponibilizou desde o dia 14 de junho o questionário online, que pode ser acessado por jovens do mundo todo.

Segundo informa o site do Sínodo, “o objetivo deste questionário, dirigido aos jovens de todo o mundo de 16 a 29 anos, é dar a oportunidade para eles serem ouvidos, expressarem-se e contarem quem são e o que querem que os outros saibam sobre eles”.

Confira também: