No mesmo dia da consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria que será feita pelo Papa Francisco nesta sexta-feira, 25 de março, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai celebrar uma missa na sede da entidade, em Brasília (DF).

Dom Joel Portella, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, será o celebrante da missa que será transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão, TV Aparecida, TV Horizonte, TV Pai Eterno, TV Imaculada, TV Nazaré, TV Evangelizar e pelas redes sociais da CNBB.

A consagração do papa acontece durante a festa da Anunciação, na basílica de São Pedro, durante a celebração da Penitência, às 17h locais (13h no horário de Brasília). O cardeal Konrad Krajewski, esmoleiro pontifício, estará em Fátima para realizar a consagração como enviado pontifício.

No dia 13 de julho de 1917, em uma das aparições de Nossa Senhora em Fátima, a Virgem pediu a consagração da Rússia a seu Imaculado Coração. Após este pedido, houve vários atos de consagração do mundo ao Sagrado Coração de Maria. A irmã Lúcia, única dos videntes de Fátima que chegou à vida adulta, considerou que a consagação do mundo feita em 1984 pelo papa são João Paulo II cumpriu o pedido de Maria. A mesma avaliação foi feita pela Congregação da Doutrina da Fé.