Por ocasião do Dia da Pátria, celebrado em 7 de setembro, ao recordar a Independência do Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma mensagem expressando que esta data é “oportunidade de reafirmar o valor e a identidade que definem a nação brasileira”.

“A Pátria somente ganha unidade quando se caminha e se labuta sob o signo da solidariedade, do respeito e do amor”, diz o presidente da CNBB, Dom Wlamor Oliveira de Azevedo na mensagem de vídeo, acrescentando que “o Dia da Pátria nos convida a refletir sobre a importância de buscarmos cada vez mais cultivar a cidadania”.

“O compromisso com a pátria não deve ser de uma ou outra instância da sociedade. As responsabilidades são diferentes, mas todos os atores sociais contracenam e são fundamentais”.

Neste sentido, afirma que “a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, como parte da vida e da história do país, espera e deseja que este Dia da Pátria seja oportunidade de confraternizar, discernir, clamar e se comprometer por um país sempre mais justo, fraterno e solidário”.

“Vamos colaborar com o diálogo, superando polarizações e, sobretudo, buscando o bem-comum, o bem de todos”, concluiu.

A mensagem na íntegra pode ser acessada AQUI.

Confira também: