O Arcebispo de Madrid (Espanha), Cardeal Antonio María Rouco Varela, informou que as expectativas iniciais foram superadas e se calcula que para a Jornada Mundial da Juventude 2011 (JMJ), seria perto de 20 000 o número de sacerdotes inscritos para acompanhar os jovens durante os dias do evento.

"Haverá uma representação numerosa e qualificada do ministério episcopal e uma representação massiva dos sacerdotes e presbíteros da Igreja em todo mundo: ultrapassamos os 12 000 sacerdotes inscritos e nossos cálculos nos aproximam dos 15 000-20 000 sacerdotes", afirmou durante a Missa pela Festa de Jesus Cristo Supremo e Eterno Sacerdote (na Espanha).

Conforme informou na quinta-feira a web católica espanhola Analisis Digital, o Cardeal recordou aos sacerdotes que "acompanhar os jovens nessa grande celebração com a palavra e o serviço eucarístico, e no serviço pastoral mais próximo, é nosso grande desafio e a grande oportunidade que nos oferece a JMJ para o presente e o futuro da Igreja".

O Arcebispo recordou a preparação material e espiritual da JMJ Madrid 2011, "em torno da Cruz de Cristo, à Cruz das jornadas e o Ícone da Virgem a seu lado". Indicou que "o serviço do ministério sacerdotal na preparação foi importante, e para a celebração o é e muito".