O Centro Nacional de Bioética Católica (National Catholic Bioethics Center - NCBC), dos Estados Unidos, elogiou os bispos de Wisconsin pelo apoio à objeção de consciência à vacinação obrigatória contra o coronavírus. “Aplaudimos a Conferência Católica de Wisconsin pela sua defesa da santidade da consciência em relação às vacinas contra a covid-19”, tuitou o centro na segunda-feira, 23 de agosto.

O Centro Nacional de Bioética Católica, grupo de estudos que orienta sobre a dignidade humana na assistência e pesquisa médica, se opõe à imunização obrigatória contra a covid-19. Embora reconheça que tomar as vacinas é moralmente aceitável, o centro apoia o direito dos católicos de se recusar por objeções de consciência.

Na sexta-feira, os cinco bispos de Wisconsin emitiram um comunicado sobre a vacinação. “Encorajamos a tomar a vacina contra a covid-19 porque é a forma mais eficaz de combater o vírus. Somos todos moralmente responsáveis por proteger as nossas vidas e as vidas dos outros. Este é um imperativo da lei natural que valorizamos em nossa fé”, escreveram os bispos. “No entanto, a Igreja também valoriza seu ensinamento sobre a santidade da consciência. Ninguém deve violar a santidade da consciência obrigando uma pessoa a fazer algo contrário à sua consciência”.

As vacinas contra a covid-19 foram testadas ou produzidas usando linhas celulares derivadas de bebês abortados há décadas. Tanto a Santa Sé como a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) disseram que, apesar disso, a recepção das vacinas é moralmente permissível quando os receptores não têm outra opção ética, devido à gravidade da pandemia.

O papa Francisco encorajou a vacinação contra a covid-19, classificando-a de “ato de amor”. Em dezembro de 2020, a Congregação para a Doutrina da Fé emitiu uma nota declarando que a recepção das vacinas é moralmente permissível, mas que “deve ser voluntária”. A nota reconhecia “razões de consciência” para rejeitar as vacinas.

Os bispos de todo o país emitiram um guia para os católicos que apresentem objeções de consciência perante a obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19.

Os bispos de Dakota do Sul apoiaram explicitamente os católicos que desejam apresentar objeção de consciência. Alguns bispos na Califórnia, assim como de Chicago e da Filadélfia, deram instruções ao clero para não ajudar os paroquianos que apresentem objeções religiosas aos mandatos.

Em uma declaração de 17 de agosto, a NCBC lamentou “a retórica cada vez mais acalorada e inclusive a violência associada aos debates sobre a obrigatoriedade da vacina”.

O centro afirmou que “a Igreja encoraja as pessoas a se vacinarem contra a covid-19, apesar de que as vacinas atualmente disponíveis nos EUA têm uma conexão remota com o aborto mediante o uso de certas linhas celulares”.

“Requer-se o discernimento com consciências informadas pelo ensinamento da Igreja, assim como todos os elementos de consentimento livre e informado necessários para qualquer intervenção médica”, afirmou o centro.

No dia 30 de março, em uma análise da moralidade da vacinação contra o coronavírus, o centro disse que “as pessoas devem discernir cuidadosamente, em consciência, se devem vacinar-se contra a covid-19 e quando e que vacina aceitar”.

Em 7 de julho, a NCBC emitiu uma carta modelo para o pedido de isenção da vacina para os católicos “que fizeram um juízo seguro em consciência de rejeitar uma vacina”.

Confira também: