Diáconos permanentes da Arquidiocese do Panamá saíram ao encontro dos viajantes e funcionários do Aeroporto de Tocumen e do Terminal de Transportes Albrook, para realizar o rito da Quarta-feira de Cinzas.

Em 26 de fevereiro, foi celebrada em todo o mundo a “Quarta-feira de Cinzas”, uma data na qual Jesus Cristo, através da Igreja, exorta todos os fiéis: “Convertei-vos e credo no Evangelho”. Este chamado tem como fim “intensificar nossa relação pessoal com Jesus e com o próximo, durante este tempo de preparação para a celebração das festas pascoais”, assinalou Dom José Ulloa Mendieta, Arcebispo Metropolitano do Panamá.

Por isso, a Arquidiocese do Panamá deu "um sinal evidente de ser uma Igreja em saída", ao enviar diáconos permanentes ao Aeroporto Internacional de Tocumen e ao Terminal de Transporte de Great Albrook, para dar a centenas de fiéis a oportunidade de participar do rito da imposição de cinzas.

"O objetivo de delegar diáconos permanentes para este serviço fora do templo é para estender o convite que Jesus nos faz hoje através da Igreja”, assinalou Dom Ulloa.

“A Igreja de Jesus Cristo é samaritana e busca quem precisa ser curado de suas feridas pelo pecado. Por isso, no início deste Tempo de Quaresma, queremos que mais pessoas redescubram a beleza da Quaresma – tempo de preparação para a Páscoa – e se não podem ir ao templo, pelo motivo que for, então, nós devemos sair ao seu encontro”, acrescentou.

Os religiosos se estabeleceram no aeroporto e no terminal das 7h às 18h, onde a cada hora realizaram uma paraliturgia, que permitia que os passageiros, funcionários e fiéis de todas as idades que estivessem nas instalações, pudessem participar do rito de imposição das cinzas.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathalia Queiroz.

Confira também: