Dutos da tração pneumática do órgão de tubos da igreja do Sagrado Coração de Jesus, dos franciscanos em Petrópolis (RJ), foram furtados. Segundo o pároco e guardião do convento, frei Jorge Paulo Schiavini, o órgão é centenário e está em fase final de restauro. Foi registrado um boletim de ocorrência na Polícia Civil, mas ainda não há suspeitos.

Em um comunicado, a paróquia do Sagrado Coração informou que os ladrões levaram “130 tubos de chumbo e antimônio de 3,5 metros de comprimento, por 8mm de espessura, pesando aproximadamente 80kg”. A falta do material foi notada no dia 26 de abril pelo organeiro responsável pelo restauro, frei Lauro Both.

“Deram um jeito de subir no coro, se esconder e depois levar os tubos. Alguém comentou conosco: ‘Como a pessoa sai da igreja com 80 quilos?’. O organeiro responsável pelo restauro, frei Lauro, desconfia que eles enrolaram os tubos e colocaram em sacolas e, talvez, tenham feito isso várias vezes”, disse à ACI Digital frei Jorge Schiavini.

O órgão da igreja do Sagrado Coração de Jesus é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A paróquia fará uma comunicação oficial ao instituto. Além disso, está encaminhando, “com urgência, medidas para aumentar a segurança do coro da Igreja, onde está o órgão de tubos”.

Desde 2019, o instrumento passa por um restauro geral, devido à ação de cupins. “O restauro está caminhando para a fase final com a contribuição generosa de muitos benfeitores e o furto dos dutos trouxe uma dificuldade adicional que vai gerar mais trabalho e mais custos”, disse a paróquia em comunicado.

Segundo frei Jorge Schiavini, os franciscanos estão trabalhando com duas possibilidades para reparar o dano. “Tem um órgão que foi restaurado por frei Lauro Both na igreja de Bom Jesus, em Curitiba (PR). Segundo ele, há uns tubos sobressalentes lá. Então, vamos entrar em contato com o administrador para ver se ainda tem e se podemos usar. Se não tiver, vamos ter que mudar um pouco o sistema para um sistema elétrico de acionamento e teremos que importar o material da Itália. Isso pode levar ao adiamento da entrega final do órgão”, disse o pároco.

Em uma celebração em janeiro deste ano, no contexto do Ano Jubilar dos 125 anos da chegada dos franciscanos a Petrópolis e dos 75 anos da instalação da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, frei Jorge Schiavini recordou a história do órgão de tubos e sua importância para a comunidade.

Na ocasião, o pároco contou que o instrumento foi construído pela firma Klais, com sede em Bonn, Alemanha, um pouco depois da Páscoa do ano de 1925. De construção ainda do período romântico, conta com fole acionável por pedal, podendo funcionar na falta de energia elétrica. O órgão tem 20 registros diferentes.

“Portanto tem quase 100 anos e acompanha a história e celebrações da igreja do Sagrado. Acompanha gerações de fiéis nas várias celebrações, nos ofícios que os frades celebram”, disse, destacando que o órgão “acompanha o coração que se volta para Deus”.

Confira também: