No início deste mês foi celebrada uma missa na Basílica de Santa Maria em Cracóvia, Polônia, pelos cem anos de Wanda Półtawska, colaboradora próxima e amiga do papa são João Paulo II.

A missa foi celebrada pelo cardeal Stanisław Dziwisz, arcebispo emérito de Cracóvia e secretário do papa Wojtyla por mais de 40 anos.

Participaram da missa familiares, amigos, colegas e autoridades civis, como a presidente da Câmara dos Deputados, Elżbieta Witek; e o secretário de Estado junto à chancelaria do presidente da República da Polônia, Wojciech Kolarski.

O cardeal Dziwisz compartilhou a alegria de todos os presentes na Basílica de Santa Maria para celebrar, com a missa, o aniversário da doutora Półtawska, "uma mulher extraordinária a quem a Igreja e a Polônia tanto devem".

O cardeal recordou também que na sua juventude Wanda Póltawska sofreu o inferno das prisões e campos de concentração nazistas, mas "neste crisol de sofrimento e humilhação, surgiu o ouro do seu amor e serviço".

O cardeal destacou que esta polonesa se destacou como esposa, mãe, doutora e professora universitária, “com a grande causa da defesa da vida humana desde a sua concepção” e também com a família “para preparar os jovens para o belo projeto do amor conjugal”.

O arcebispo emérito de Cracóvia ressaltou também a amizade que unia Póltawska ao papa são João Paulo II.

“Sua amizade e seu legado espiritual deram vida a um enorme bem que enriqueceu a Igreja, não só em nosso país. Não basta dizer o quanto João Paulo II apreciou a retidão, a sabedoria, a experiência e o empenho apaixonado da doutora nos grandes temas do homem, da família e da sociedade”.

O cardeal recordou também que a missa é a expressão do agradecimento da Igreja e do próprio são João Paulo II “pelo testemunho do Evangelho dado pela doutora” e terminou a homilia citando o Salmo 116: “Como retribuirei ao Senhor todo o bem que me fez? Erguerei o cálice da salvação invocando o nome do Senhor”.

Confira também: