Os frades capuchinhos de Pietralcina recordarão no dia 14 de agosto os 110 anos da primeira Missa celebrada pelo Padre Pio.

Portanto, uma Missa solene será celebrada às 18h (hora local) na paróquia “Santa Maria dos Anjos” para comemorar a primeira Missa celebrada por São Pio nesta mesma igreja de Pietrelcina, no dia 14 de agosto de 1910, quatro dias depois de ter sido ordenado sacerdote na Catedral de Benevento.

Previamente será feita a oração do Santo Terço e no final da Missa será abençoado e distribuído o "raffiuoli", que é um pão doce tradicional que normalmente se distribui em matrimônios. Neste caso, este doce simboliza a união de Cristo com a Igreja.

Por sua vez, os frades capuchinhos de Pietralcina destacaram que o Padre Pio "nunca se cansou de exortar e aconselhar todos a participarem assiduamente da Celebração Eucarística".

“Os efeitos salutares que se produzem na alma de quem participa da Missa são admiráveis: obtém-se o arrependimento e o perdão dos pecados, diminui os castigos temporais pelos pecados, enfraquece o império de Satanás e o furor da concupiscência, fortalece os laços de incorporação a Cristo, protege dos perigos e das desgraças, encurta a duração do Purgatório, procura um maior grau de glória no Céu”, disse o Padre Pio.

O Papa Francisco visitou a terra natal do Padre Pio em 17 de março de 2018 e destacou que o Padre Pio foi um “humilde irmão capuchinho que maravilhou o mundo com uma vida dedicada à oração e à escuta paciente de seus irmãos, sobre cujos sofrimentos derramava como bálsamo a caridade de Cristo.

“Padre Pio se submergiu totalmente na oração para se aderir cada vez melhor aos desígnios divinos” e “através da celebração da Santa Missa, que foi o coração de cada dia seu e a plenitude de sua espiritualidade, atingiu um alto nível de união com o Senhor”, advertiu então o Papa Francisco.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: