O Arcebispo polonês, Dom Jan Romeo Pawłowski, funcionário da Secretaria de Estado do Vaticano, celebrou na segunda-feira o 90º aniversário da primeira aparição da Divina Misericórdia na cidade de Płock (Polônia).

A Missa foi celebrada em 22 de fevereiro no Santuário da Divina Misericórdia, onde Santa Faustina Kowalska teve uma visão de Jesus em 22 de fevereiro de 1931. A religiosa polonesa disse que Cristo apareceu vestido de branco, com raios saindo de seu peito, pedindo-lhe para criar uma imagem dele com as palavras "Jesus, eu confio em Vós".

Em sua homilia, Dom Pawłowski disse que “hoje, depois de 90 anos, a oração 'Jesus, eu confio em Vós!' está traduzida a centenas de idiomas e é repetida milhões de vezes”.

“Podemos nos atrever a dizer que esta oração completa a oração do Pai-Nosso, também instituída pelo próprio Jesus para ensinar aos seus discípulos como chegar ao Pai, enquanto o que ensinou à Irmã Faustina nos diz como nos voltar ao Filho Misericordioso”.

O Arcebispo polonês, que foi nomeado secretário do Escritório para as Representações Pontifícias em dezembro, disse que conversou com o Papa Francisco sobre sua visita a Płock antes de deixar o Vaticano.

“Antes de vir aqui, avisei ao Santo Padre, que me disse: 'Reze por mim e peça para que as pessoas rezem por mim. Diga-lhes que creio profundamente na misericórdia divina’”, contou.

O Papa recordou formalmente o aniversário em uma carta enviada ao Bispo de Płock, Dom Piotr Libera, onde Santa Faustina viveu em um convento de junho de 1930 a novembro de 1932.

“Peçamos a Cristo o dom da misericórdia. Deixemos que nos abrace e entre dentro de nós. Tenhamos a coragem de voltar a Jesus, de encontrar o Seu amor e misericórdia nos sacramentos. Sintamos a Sua proximidade e ternura e então também nós seremos mais capazes de misericórdia, paciência, perdão e amor”, diz na carta de 15 de fevereiro.

O Papa Francisco também se referiu ao 90º aniversário após o Ângelus de 21 de fevereiro, dizendo: “Hoje o meu pensamento dirige-se ao Santuário de Płock, na Polônia, onde, noventa anos atrás, o Senhor Jesus se manifestou à Santa Faustina Kowalska, confiando-lhe uma mensagem especial da Divina Misericórdia”.

Neste sentido, o Pontífice recordou que “através de São João Paulo II, aquela mensagem chegou ao mundo inteiro” e acrescentou que a mensagem da Divina Misericórdia “não é outra coisa senão o Evangelho de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, que nos dá a misericórdia do Pai”.

A imagem da Divina Misericórdia foi pintada pela primeira vez pelo artista polonês Eugeniusz Kazimirowski. Após a morte de Santa Faustina em 1938, outros artistas criaram imagens inspiradas em sua descrição da aparição. A versão mais conhecida foi pintada pelo pintor polonês Adolf Hyła, em 1943.

Irmã Faustina foi canonizada pelo Papa João Paulo II em 2000, tornando-se a primeira santa do novo milênio.

O presidente polonês Andrzej Duda também enviou uma mensagem por ocasião do 90º aniversário.

Disse que a mensagem de Santa Faustina, partilhada com o mundo por São João Paulo II, "tem uma dimensão universal, atingindo o coração das pessoas de boa vontade, independentemente da sua religião e cosmovisão".

“E estou convencido de que, sobretudo nos tempos modernos, a humanidade necessita da solidariedade e da esperança que ressoam tão fortemente nos escritos dos nossos dois santos”, concluiu.

Publicado originalmente em CNA.

Confira também:

Mais em