Ao término de sua 33ª  Assembléia Geral, o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), emitiu sua mensagem na qual chama os católicos a transformarem a pessoa do Evangelho, e desta maneira mudar a sociedade e reconstruir a instituição familiar.

"Como Igreja portadora da Vida do Reino de Deus nos sentimos chamados a levar adiante uma nova evangelização que levante os caídos, inclua os excluídos de nossa sociedade, sane os feridos, responda aos que perguntam onde está Deus em meio das calamidades, devolvendo a esperança dessa vida plena que brota do Crucificado Ressuscitado", afirmou no texto publicado esta sexta-feira pelo CELAM.

Os episcopados latino-americanos chamaram a promover a vida ante a cultura de morte, que ocasionou que muita gente seja vítima da violência do narcotráfico e que as jovens gerações "desencantem-se com as instituições que perderam sua credibilidade por causa da corrupção desmedida". "Jesus ensina a não permanecer inertes ante a situação", afirmaram.

A mensagem do CELAM afirma também que "a evangelização de nosso continente, nestes novos tempos, é um caminho contínuo e persistente que encontra portas abertas e também não poucos obstáculos e resistências"

O texto recordou que "em Jesus as pessoas percebem a presença do Deus fiel que caminha com seu povo, a resposta de Deus a seus desejos mais profundos", por isso convidaram os episcopados "e todo o Povo de Deus a promover experiências vivas e fortes do Evangelho".