Uma delegação dos Cavaleiros de Colombo está em peregrinação em Roma para celebrar 100 anos de suas importantes obras de caridade na Cidade Eterna.

Os Cavaleiros de Colombo, uma das maiores organizações laicais do mundo, com quase dois milhões de membros, serviram em Roma durante nove pontificados e uma guerra mundial.

Em uma coletiva de imprensa, realizada em 11 de fevereiro, o Cavaleiro Supremo, Carl Anderson, lembrou que a presença da organização começou em 1920 e destacou que "nosso lema era todos são bem-vindos e tudo é grátis".

A primeira obra dos Cavaleiros, que foram convidados a Roma pelo Papa Bento XV, foi a construção de campos de jogos que agora se tornaram lugares esportivos para jovens, disse Anderson. Durante a Segunda Guerra Mundial, estes espaços se transformaram em centros de distribuição de ajuda humanitária. 

Outras obras no Vaticano foram a doação do terreno onde a Sala Paulo VI foi construída e a restauração de vários lugares e peças, como a fachada da Basílica de São Pedro e as estátuas de São Pedro e São Paulo na praça.

Os Cavaleiros de Colombo também assistiram economicamente à Rádio Vaticano na década de 1960 e financiaram um satélite para a transmissão dos eventos e Missas do Papa.

Mons. Lucio Ruiz, secretário do Dicastério de Comunicações, recordou na coletiva de imprensa que os Cavaleiros continuam apoiando estas transmissões assim como outras iniciativas desta entidade do Vaticano.

Guzmán Carriquiry, vice-presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, lembrou a contribuição dos Cavaleiros para o trabalho dessa comissão e sua participação no Sínodo da América, em 1999.

Anderson explicou que os Cavaleiros também apoiam o trabalho de escavação no local do túmulo de São Pedro e da Basílica de São Paulo Fora dos Muros.

Neste ano de 2020, o vice-presidente de comunicações dos Cavaleiros, Andrew Walther, e sua esposa Maureen, publicaram o livro "The Knights of Columbus, an Illustrated History” (Os Cavaleiros de Colombo, uma história ilustrada).

Em 10 de fevereiro, o Papa Francisco recebeu Anderson e o Conselho Supremo dos Cavaleiros de Colombo. Na audiência, o Santo Padre elogiou sua "obra de caridade e fraternidade evangélica em diversos campos" e destacou "o fiel testemunho de vocês em relação à sacralidade e à dignidade da vida humana, tanto em nível local como nacional".

"No nosso mundo, marcado pelas divisões e desigualdades, o empenho generoso de vocês em servir a todos os necessitados oferece, especialmente aos jovens, uma inspiração importante para superar a globalização da indiferença e construir uma sociedade mais justa e inclusiva", disse o Papa Francisco.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: