O Arcebispo de Yucatán, Dom Emilio Carlos Berlie Belaunzarán, assegurou que "os que se confessam católicos têm perfeito direito a estudar sua religião como os que se confessam islâmicos têm perfeito direito a estudar sua religião".

O Prelado recordou que em países democráticos como a França se permite a educação religiosa nas escolas e "ninguém se rasga as vestimentas porque aos que são católicos ensina a religião católica e aos que são islâmicos ensina a doutrina do Islã".

Depois de indicar que há áreas da liberdade religiosa que ainda não foram tocadas, Dom Berlie, lamentou que no México "não se reflete mas sim se desqualifica e isso não é dialogar". "Que desqualifica está aceitando sua falta de recursos intelectuais", adicionou.

Em uma entrevista pelos 15 anos do restabelecimento das relações diplomáticas entre a Santa Sé e México o Arcebispo de Yucatán sustentou que no país está caindo na desqualificação "e essa é uma pobreza e o pobre porque carece de argumentos" e acrescentou que na maturação das relações Igreja-Estado é conveniente que se analise a liberdade religiosa "dialogando, não desqualificando".