O Vaticano divulgou um comunicado no qual católicos e judeus celebram os 55 anos da declaração Nostra Aetate, sobre a relação da Igreja Católica com outras religiões.

Em nota publicada nesta quarta-feira pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Cardeal Kurt Koch, presidente da Comissão Vaticana para as Relações Religiosas com os Judeus (CRRJ), afirmou que “sem dúvida 'Nostra Aetate' (numeral 4 ) lançou as bases para as relações entre católicos e judeus e pode, portanto, ser corretamente considerada como a 'Carta Magna' das relações entre judeus e católicos”.

Por sua vez, o rabino Noam Marans, chefe da Comissão Judaica Internacional para as Consultas Inter-religiosas (IJCIC), enfatizou que Nostra Aetate “foi dramaticamente ampliada pelas visitas papais às sinagogas, aos locais horríveis, mas sagrados dos crimes do Holocausto e ao Estado de Israel depois que se estabeleceram as relações diplomáticas entre o Vaticano e Israel em 1993”.

A IJCIC também elogiou a liderança do Papa Francisco na condenação do antissemitismo e expressou sua solidariedade com os cristãos que enfrentam perseguição.

A CRRJ foi fundada em 1974. Desde então "estendeu seus ensinamentos e iniciativas e convoca junto com a IJCIC o Comitê Internacional Católico-Judaico a cada dois anos para discutir questões de interesse mútuo", indica o comunicado.

No numeral 4 da declaração Nostra Aetate, o Concílio Vaticano II indica que “a Igreja de Cristo reconhece que os primórdios da sua fé e eleição já se encontram, segundo o mistério divino da salvação, nos patriarcas, em Moisés e nos profetas".

“Professa que todos os cristãos, filhos de Abraão segundo a fé (6), estão incluídos na vocação deste patriarca e que a salvação da Igreja foi misticamente prefigurada no êxodo do povo escolhido da terra da escravidão. A Igreja não pode, por isso, esquecer que foi por meio desse povo, com o qual Deus se dignou, na sua inefável misericórdia, estabelecer a antiga Aliança, que ela recebeu a revelação do Antigo Testamento e se alimenta da raiz da oliveira mansa, na qual foram enxertados os ramos da oliveira brava, os gentios (7). Com efeito, a Igreja acredita que Cristo, nossa paz, reconciliou pela cruz os judeus e os gentios, de ambos fazendo um só, em Si mesmo”, continua.

O número 4 também destaca que a Igreja “reprova quaisquer perseguições contra quaisquer homens, lembrada do seu comum patrimônio com os judeus, e levada não por razões políticas, mas pela religiosa caridade evangélica, deplora todos os ódios, perseguições e manifestações de antissemitismo, seja qual for o tempo em que isso sucedeu e seja quem for a pessoa que isso promoveu contra os judeus”.

Confira também: