Continuando o ciclo de catequeses sobre o Pai Nosso, o Papa Francisco falou da importância de pedir perdão a Deus pelos nossos pecados mas também aprender a perdoar os pecados cometidos contra nós, pois só haverá perdão para quem oferece perdão.

No início da sua alocução nesta quarta-feira, 24, em plena oitava pascal, o Santo Padre explicou que “por mais que nos comprometamos a viver segundo os ensinamentos cristãos, sempre haverá algo para o qual pedir perdão”.

Portanto, prosseguiu o Pontífice, “quem recebeu deve aprender a dar, e não prender para si o que recebeu. No Evangelho de Mateus se dá destaque justamente a esta frase do perdão fraterno: Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas”.

“Isso é forte. Ouvi algumas vezes pessoas dizerem que jamais perdoariam. Mas se você não perdoa, Deus não perdoará”, disse o Papa instando os cristãos a pedirem forças na oração para perdoar:  “Pensemos aqui se somos capazes de perdoar. Se não conseguir, peça ao Senhor que lhe dê a força”.

O Santo Padre recordou que Jesus aboliu a Lei do Talião, baseada na máxima de olho por olho, dente por dente, para instaurar a Lei do Amor, baseada na premissa: “o que Deus fez a mim, isto eu faço por você”.

“Pensemos nesta semana de Páscoa tão bela se eu estou disposto a perdoar e, se não me sinto capaz, pedir ao Senhor a graça de perdoar. Perdoar é uma graça”.

“Deus doa a cada cristão a graça de escrever uma história de bem na vida dos seus irmãos, especialmente daqueles que realizaram coisas ruins. Com uma palavra, um abraço e um sorriso podemos transmitir aos outros aquilo que recebemos de mais precioso: o perdão”, finalizou.

Confira: