O Ministério da Cultura da Ucrânia aprovou a devolução da catedral de São Nicolau à Igreja Católica de Kiev, capital do país. A igreja foi tomada da diocese local pelo governo da União Soviética em 1930. A Ucrânia era uma das repúblicas da União Soviética. A Igreja Católica na Ucrânia poderá reaver no próximo 1º de junho de 2022 a igreja.

A catedral de São Nicolau foi construída em estilo neogótico entre 1899 e 1909 pelo arquiteto Wladyslaw Horodecki. O templo tem duas torres pontiagudas de 62 metros de altura e é a segunda igreja católica mais antiga de Kiev.

Na década de 1930 a igreja foi convertida pelos comunistas em armazém e foi gravemente danificada durante a Segunda Guerra Mundial, quando abrigava serviços da KGB. Parcialmente restaurada depois da guerra, a catedral abrigava arquivos do governo ucraniano e a Casa do Órgão e da Música de Câmara do Ministério da Cultura.

Em 1992, a Igreja Católica foi autorizada a realizar serviços religiosos e concertos de música sacra na catedral. Em setembro de 2021, um incêndio danificou o órgão e partes internas da catedral.

Antes de sua inauguração, a igreja deverá passar por uma ampla restauração, e, segundo o acordo assinado pela diocese católica romana de Kiev e o governo local, essas obras devem ser concluídas em março de 2022.

Confira também: