A Arquidiocese de Belém (PA) apresentou no último sábado, 26 de maio, o cartaz 2018 do Círio de Nazaré, maior procissão religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo; em poucos dias, a imagem conquistou as redes, alcançando mais de 5 mil compartilhamentos.

Após a apresentação que ocorreu na capital paraense, a imagem do cartaz foi publicada nas redes sociais oficiais do Círio de Nazaré, Facebook e Instagram, nas quais logo alcançou grande repercussão. Até o momento, já são mais de 5,1 mil compartilhamentos e quase 8 mil curtidas, além das centenas de comentários.

“O cartaz representa toda simplicidade de Maria”, comentou uma internauta, enquanto outra acrescentou: “A simplicidade dele é que encanta”.

Neste ano, o Círio tem como tema “Uma jovem chamada Maria”. No cartaz, conforme explica a descrição de seus elementos, “as ondas marrons que aparecem no rodapé da peça representam as águas dos nossos rios que identificam nossa origem, proporcionando vida e movimento”, além de expressar a romaria fluvial.

“As borboletas presentes nas laterais do Cartaz sinalizam a transformação de Maria jovem em Maria mulher, mãe. A Virgem Maria era uma moça judia, que esperava com todo o coração a redenção do seu povo. Mas naquele coração de jovem filha de Israel havia um segredo que ela mesma ainda não conhecia: no desígnio do amor de Deus estava destinada a tornar-se a Mãe do Redentor”.

Já o “lírio é Maria”, a qual “é reconhecida como ‘O Lírio Branco da Trindade’, pois participou mais do que ninguém das virtudes divinas, as quais jamais manchou com menor resquício de pecado”.

“As rosas ao redor da Imagem Peregrina representam todos nós que em torno dela vivemos e com ela nos unimos. Maria é a Mãe da Igreja! Em torno dela nos reunimos como filhos”, explicam.

Por fim, “a silhueta estilizada da Catedral de Belém (em amarelo) lembra o encontro de Maria com seus fiéis”.

O Cartaz 2018 do Círio de Nazaré teve a reprodução da imagem de Nossa Senhora de Nazaré feita pelo fotógrafo Helly Pamplona.

Uma das tradições mais antigas e conhecidas desta devoção religiosa adotada até hoje por várias pessoas é fixar cartazes do Círio nas portas, como forma de homenagem a Senhora de Nazaré.

Neste ano, serão distribuídos 900 mil exemplares aos devotos, que serão levados para os lares da capital e do interior do Pará, além de outros estados do país.

“Nós temos a certeza de que este é um instrumento de comunicação preciosíssimo. Hoje começa, mais uma vez, uma bonita caminhada do Círio de Nazaré”, expressou o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, na cerimônia de apresentação da peça.

Para o Reitor da Basílica Santuário de Nazaré, Pe. Luiz Carlos Nunes Gonçalves, o cartaz se apresenta “mais uma vez como importante ícone representativo da grande festa que homenageia a Rainha da Amazônia”, além de ser “um meio de evangelização, seguindo o preceito principal do Círio como momento especial de levar a Palavra de Deus aos irmãos”.

A maior procissão religiosa do Brasil, o Círio de Nazaré acontece sempre no segundo domingo de outubro – este ano, dia 14 de outubro – e reúne mais de dois milhões de fiéis.

Por sua grandiosidade, o Círio de Nazaré foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

Confira também: