Os restos mortais do Venerável Carlo Acutis, conhecido como o Ciberapóstolo da Eucaristia, já repousam no Santuario della Spogliazione (Despojamento), onde São Francisco de Assis deixou tudo para seguir o Senhor.

"Estamos realmente felizes que o corpo de Carlo tenha sido trazido para este lugar especial da vida de São Francisco”, comenta Antonia Salzano, a mãe do jovem falecido aos 15 anos com leucemia e cuja causa de beatificação está em andamento.

"Para nós, é fonte de imensa alegria, porque aqui começou o processo de santidade de Francisco, que decidiu renunciar aos seus bens terrenos para ser de Cristo e pobre entre os pobres", disse Salzano, segundo o site do Santuário.

Por sua parte, o Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, disse a ‘Maria Vision Italia’ que Carlo Acutis foi "um jovem que realmente chegou a viver uma vida bela e feliz, porque foi uma vida santa. Agora, estamos felizes em vê-lo aqui com São Francisco, santo conhecido em todo o mundo".

O translado dos restos mortais de Carlo Acutis começou em 5 de abril com a sua chegada à Basílica Inferior de São Francisco de Assis, para depois ir em procissão para a Igreja de São Ruffino, onde ocorreu uma vigília juvenil presidida pelo Bispo Auxiliar de Milão, Dom Paolo Martinelli.

Na Missa durante a vigília, o Arcebispo de Spoleto-Nurcia, Dom Renato Boccardi, destacou a figura do venerável e de outro jovem italiano, Beato Pier Giorgio Frassati.

"Carlo foi um jovem normal, extraordinário no ordinário. Como Pier Giorgio, Carlo também recebia todos os dias a visita de Jesus no pão eucarístico e devolvia as visitas acolhendo e ajudando os pobres", disse o Prelado, segundo o jornal do Vaticano L'Osservatore Romano.

No sábado, 6 de abril, os restos foram levados para o Santuário do Despojamento, onde foram finalmente enterrados dentro de uma urna de madeira com a inscrição: "Minha rodovia para o céu", ao redor de uma imagem do Santíssimo Sacramento. A frase se refere ao que Carlo Acutis costumava dizer sobre a Eucaristia.

Em sua homilia, o Bispo de Assis disse: "Estamos aqui para enterrar seus restos mortais no Santuário, para que sua luz se encontre e se funde com aquela que há oito séculos brilhou em Francisco e que faz de Assis uma cidade especial”.

"Francisco e Carlo estão agora indissoluvelmente unidos. Juntos, os cantores da vida e do bem, germe do horizonte de uma humanidade marcada por uma crise de época", acrescentou o Prelado, segundo o site do Santuário.

Após a Missa, o corpo foi enterrado em um sepulcro na nave direita do Santuário, onde centenas de fiéis prestaram homenagem a Carlo Acutis.

"A santidade, nos diz Carlo, não é uma realidade distante. É possível para todas as idades. Não é outra coisa além de ser transfigurado pela bondade e oração. É a luz de Deus que se reflete em nossos olhos", disse o Bispo de Assis, em um artigo publicado no site da sua diocese, em julho de 2018, quando o decreto das virtudes heroicas do jovem foi aprovado, com o qual foi declarado venerável.

Por ocasião do translado dos restos mortais do jovem italiano, Dom Sorrentino publicou o livro "Originais não fotocópias: Carlo Acutis e Francisco de Assis".

O nome do livro se refere a uma frase do venerável que disse que "todos nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias".

O legado de Acutis também foi lembrado pelo Papa Francisco em sua recente exortação apostólica Christus vivit, publicada em 2 de abril pelo Vaticano depois do Sínodo dos Jovens realizado em Roma, em outubro de 2018.

No documento, o Santo Padre afirma que "é verdade que o mundo digital pode expor-te ao risco de te fechares em ti mesmo, de isolamento ou do prazer vazio. Mas não esqueças a existência de jovens que, também nestas áreas, são criativos e às vezes geniais. É o caso do jovem Venerável Carlo Acutis”.

No domingo, 7 de abril, como conclusão dos eventos pelo translado dos restos mortais de Carlo Acutis, o Cardeal Gualtiero Bassetti, presidente da Conferência Episcopal Italiana, presidiu uma Missa às 11h no Santuario della Spogliazione.

Breve biografia

Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres (Inglaterra), onde sua família residia por motivos profissionais. Depois, mudaram-se para Milão (Itália).

Fez a Primeira Comunhão aos 7 anos de idade e, desde então, sua vida foi marcada por um profundo amor pela Eucaristia, a qual considerava como “rodovia para o céu”.

Mais em

Participava da Missa todos os dias e também rezava o terço, impulsionado pela sua devoção à Virgem Maria, a qual considerava sua confidente. Além disso, dava aulas de catecismo às crianças e ajudava as pessoas mais necessitada.

A intensa vida espiritual de Carlo o levou a inventar o que alguns chamaram de um “kit para tornar-se santo”, formado pela Missa, Comunhão, Terço, leitura diária da Bíblia, confissão e serviço aos outros.

Acutis também desenvolveu desde pequeno o seu talento pela informática e os adultos que o conheciam o consideravam um gênio. Ele criou exposições virtuais sobre temas da fé. Um dos mais destacados foi realizado quando tinha 14 anos e trata sobre milagres eucarísticos no mundo inteiro. Fez isso quando tinha 14 anos de idade.

Quando foi diagnosticado com leucemia, Carlo decidiu oferecer seus sofrimentos pelo Papa e pela Igreja Católica. Faleceu em 12 de outubro de 2006, dia da festa da Virgem do Pilar, aos 15 anos.

Segundo indica o site ‘Famiglia Cristiana’, antes de saber que estava doente, o jovem fez um vídeo no qual disse que, se morresse, gostaria que o enterrassem em Assis, onde estão atualmente os seus restos mortais.

Em 5 de julho de 2018, o Papa Francisco assinou o decreto reconhecendo as virtudes heroicas de Carlo Acutis, um passo importante em uma causa de beatificação.

Esta aprovação significa que a Igreja reconhece que o Servo de Deus viveu heroicamente ou excepcionalmente as virtudes teológicas da fé, esperança e caridade.

O próximo passo é esperar que a Santa Sé reconheça um milagre realizado pela intercessão de Carlo Acutis, para prosseguir com sua beatificação.

Para sua canonização, é necessário que a Igreja reconheça oficialmente outro milagre realizado pela intercessão do jovem italiano.

Diante de alguns rumores sobre o fato de que o corpo de Carlo Acutis estaria incorrupto, o postulador da causa do venerável, Nicola Gori, se pronunciou em um comunicado no dia 24 de janeiro: "Em relação ao estado de conservação do corpo, qualquer julgamento é prematuro, pois as devidas investigações ainda estão sendo realizadas pela equipe médica".

Confira também: