O cardeal Stefan Wyszyński e a madre Elżbieta Róża Czacka, duas figuras proeminentes do catolicismo polonês do século XX, foram declarados beatos pelo cardeal Marcello Semeraro, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, ontem, 12 de setembro, em missa no Templo da Divina Providência, em Varsóvia, capital da Polônia.

Semeraro elogiou Wyszyński, o primaz da Polônia que liderou a resistência da Igreja ao comunismo, e Czacka, uma freira cega que revolucionou o cuidado dos deficientes visuais, por darem um “modelo de serviço”.

“Os novos beatos de hoje receberam desta nação o inestimável bem da fé e a fidelidade de uma tradição secular de amor a Deus”, disse ele na missa. “O que eles ofereceram ao povo em retribuição? Ofereceram uma vida inteira de convicção na primazia de Deus (Soli Deo, “Só para Deus” era o moto episcopal do cardeal Wyszyński), que é capaz de repor o homem em sua dignidade.”

“Eles deram testemunho de uma vida fiel ao Evangelho, a todo custo. Eles deixaram um modelo de serviço para uma pessoa específica necessitada, mesmo quando ninguém se importa e a indiferença parece prevalecer.”

A cerimônia de beatificação foi ao mesmo tempo em que ocorreu a missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional, celebrada pelo papa Francisco em Budapeste. Durante a oração do Ângelus que se seguiu à missa, o papa disse: “Hoje em Varsóvia, não longe daqui, dois indivíduos que deram testemunho do Evangelho estão sendo beatificados: cardeal Wyszyński e Elżbieta Czacka, fundadora das Irmãs Franciscanas das Servas da Cruz.”

“Ambos conheceram a Cruz em primeira mão. O cardeal Wyszyński, primaz da Polônia que foi preso, sempre foi um pastor corajoso de acordo com o Coração de Cristo e um arauto da liberdade e dignidade humanas”.

“Irmã Elżbieta, que perdeu a visão quando era jovem, dedicou sua vida a ajudar os cegos. Que o exemplo desses novos beatos nos encoraje a transformar a escuridão em luz com o poder do amor.”

Karolina Gawrych leva as relíquias de madre Elżbieta Róża Czacka in Warsaw, durante cerimônia de beatificação / Crédito: Arquidiocese de Varsóvia /W. Łączyński.

Os beneficiários dos milagres que abriram caminho às beatificações tomaram parte na cerimônia. Karolina Gawrych, de 18 anos, que se recuperou de um acidente graças à Irmã Elżbieta, carregou as relíquias da nova beata.

As relíquias de Wyszyński foram levadas ao altar pela irmã Nulla, que se recuperou de um tumor na garganta depois que membros de sua comunidade religiosa rezaram pela intercessão do cardeal.

Confira também: