O Cardeal Jorge Urosa Savino celebrou uma Missa na igreja Nossa Senhora de Chiquinquirá, na qual se despediu como Arcebispo de Caracas, mas assegurou que não irá embora da Venezuela e continuará trabalhando "pela defesa dos direitos do povo venezuelano".

O Purpurado, acompanhado pelo clero da capital venezuelana, chamou a viver intensamente a fé e a "resolver os nossos conflitos de maneira pacífica".

Do mesmo modo, expressou sua solidariedade às famílias dos presos políticos. "É algo doloroso o sofrimento dos familiares dos presos políticos".

Também destacou a nomeação do Cardeal Baltazar Porras como Administrador Apostólico de Caracas, que "teve uma longa carreira e percurso, com dedicação total e uma vontade grande de trabalhar para a glória de Deus".

Em seguida, em declarações à Unión Radio, o Cardeal Urosa também fez um pedido à oposição a fim de que deixe de lado os seus interesses particulares e a se unam à Constituição. "Os partidos divididos e confrontados não conseguirão nada, a única maneira de resolver estes problemas é através da união", assinalou.

Sobre um possível diálogo para sair da crise, o Purpurado assinalou que isso "não será possível", enquanto o governo de Nicolás Maduro não cumprir as suas obrigações.

"Atualmente não está sendo considerado o diálogo, mas que o governo cumpra o seu dever de resolver os problemas do povo venezuelano", assinalou.

Em 9 de julho, o Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal Urosa ao governo pastoral da Arquidiocese de Caracas e nomeou como Administrador Apostólico o Cardeal Baltazar Porras Cardozo, Arcebispo de Mérida.

O Cardeal Urosa nasceu em Caracas em 28 de agosto de 1942 e foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1967. O Papa João Paulo II o nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Caracas em 13 de julho de 1982 e a sua ordenação episcopal ocorreu em 22 de setembro do mesmo ano.

Foi Arcebispo de Valência de 25 de maio de 1990 a 19 de setembro de 2005, quando foi nomeado Arcebispo de Caracas pelo Papa Bento XVI, tendo tomado posse do cargo em 5 de novembro de 2005.

Ao longo de seu ministério, serviu como vice-reitor do Seminário de São José em El Hatillo de 1971 a 1974 e depois como reitor até 1976.

Também foi reitor do seminário de Caracas entre 1976 e 1982 e fundador do Centro de Evangelização e Vicariato Religioso da Santíssima Trindade, no bairro Casa de Tabla em Petare, entre 1971 e 1982.

Além disso, foi professor de Antropologia Filosófica e de Teologia Dogmática, assim como presidente da Organização de Seminários Venezuelanos (OSVEN) entre 1974 e 1977.

Também serviu como vice-presidente da Organização de Seminários Latino-Americanos de 1976 a 1982 e foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Caracas de 1973 a 1999.

Atualmente, o Cardeal Urosa tem 75 anos, idade na qual Prelado deve apresentar a sua renúncia de acordo com o Código de Direito Canônico.

Confira também: