Através de seu Twitter oficial, o cardeal Peter Turkson falou sobre os rumores de sua possível renúncia como prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, da Santa Sé.

Em 17 de dezembro, várias fontes do Vaticano disseram à CNA, agência em inglês do grupo ACI, que uma reportagem recente de um blog tradicionalista que afirmava que o cardeal Turkson ia renunciar, tem credibilidade.

Em sua mensagem, publicada no domingo, 17 de dezembro, o cardeal Turkson disse: “Os mandatos dos prefeitos no Vaticano expiram com a morte/renúncia do Papa ou com o término do mandato de cinco anos. A pessoa renuncia ao cargo para que o Papa ou o novo Papa renove/estenda o mandato ou resigne”.

E acrescentou: "Turkson renunciou em 2013 e Francisco renovou o mandato de cinco anos em 2016. Agora temos que esperar a nova ação do Papa!"

 

O cardeal Turkson é o primeiro prefeito deste dicastério desde 31 de agosto de 2016. Seu mandato de cinco anos terminou em setembro, por isso se supôs que seria confirmado para um segundo mandato. Como norma não escrita, os prefeitos são confirmados com uma espécie de “consentimento silencioso” e não se comunica a renovação do seu mandato.

No entanto, o cardeal Turkson tem uma longa carreira na Cúria. Antes de assumir como prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, ocupou o cargo de presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz desde 2009. Está, portanto, no terceiro mandato na Cúria.

Segundo o esboço da reforma da Cúria, alguns altos cargos podem ter um máximo de dois mandatos de cinco anos.

Embora o mandato do cardeal Turkson esteja expirando formalmente, a reportagem do blog diz que ele planeja renunciar.

Os rumores surgiram no que parece ser a véspera da conclusão da reforma da Cúria, e apenas alguns meses depois que o papa Francisco ordenou uma inspeção do dicastério chefiado por Turkson.

Confira também: