O cardeal Beniamino Stella fez 80 anos nesta quarta-feira, 18 de agosto e não pode mais ser eleitor num futuro conclave para a eleição do sucessor de Francisco. O cardeal Stella segue no cargo de prefeito da Congregação para o Clero até o próximo mês, quando seu sucessor nomeado pelo papa, o sul-coreano dom Lazarus You Heung-sik, assume o cargo.

O cardeal Stella nasceu em Pieve di Soligo, na Itália, em 18 de agosto de 1941. Estudou filosofia e teologia na Pontifícia Universidade Lateranense. Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 1966 e, em seguida, entrou para a Pontifícia Academia Eclesiástica.

Depois de ter trabalhado nas nunciaturas apostólicas em Santo Domingo, Zaire e Malta, em 21 de agosto de 1987 o papa são João Paulo II o escolher para ser arcebispo titular de Midila e o nomeou núncio apostólico para a República Centro-Africana, Chade e República do Congo.

Em 1992, tornou-se núncio apostólico em Cuba e, desde 1999, guiou a representação diplomática vaticana na Colômbia.

Em 13 de outubro de 2007, Bento XVI o convocou a Roma para ser presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica.

O papa Francisco o nomeou prefeito da Congregação para o Clero em 21 de setembro de 2013 e o fez cardeal da santa Igreja romana no consistório de 2014, com a diaconia dos santos Cosme e Damião.

Em 2020, foi promovido à ordem dos bispos, da igreja suburbicária de Porto-Santa Rufina.

Com os 80 anos do cardeal Stella, o número de cardeais eleitores desce para 122. Os cardeais não eleitores são 97.

Confira também: