Na intervenção que teve o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Crescenzio Sepe, destacou-se a importância de apresentar a doutrina Eucarística tal e como é, sem ceder às modas culturais.

Durante sua intervenção, o Cardeal Sepe fez referência à evangelização destinada ad Gentes, afirmando que "hoje são cerca de 5 bilhões de pessoas que não conhecem Jesus Cristo e que por isso não podem alimentar-se de Seu Corpo e de Seu Sangue. A Igreja tem o direito e o dever de levar o pão da vida e o cálice da Salvação também a eles".

"Para isso –prosseguiu– é necessário que a doutrina eucarística seja oferecida aos não cristãos com uma verdade integral, sem ceder às ‘modas culturais’ que a levariam a uma deriva hermenêutica pela qual a Eucaristia perderia sua dimensão místico-real e se transformaria em uma variante daquela antropologia cultural que relativiza a pessoa de Jesus Cristo".

Finalmente, o Cardeal lembrou que "com a força do Espírito Santo, o missionário saberá implantar a Igreja entre as pessoas, alimentando-as com o Pão da vida, dado por todos".