O presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, chegará ao Brasil no próximo mês para promover pela primeira vez no país a iniciativa Pátio dos Gentios, ou Átrio dos Gentios. De 6 a 8 de abril, estará no Rio de Janeiro e, de 11 a 13 de abril, em Curitiba (PR).

No Rio de Janeiro, o evento, que tem como objetivo promover o diálogo entre cristãos e não cristãos, será chamado Pátio dos Encontros, consolidando a vocação de diálogo e conhecimento recíproco entre o mundo religioso e não religioso.

“Escolhemos esse nome para levar adiante a cultura do encontro, promovida pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Theatro Municipal. Ou seja, isso resulta no fato de as pessoas se encontrarem nas religiões, junto aos homens e mulheres de boa vontade. Essa cultura é importante para o diálogo na vida de uma sociedade e na caminhada dos diversos atores que a compõe”, explicou ao site da Arquidiocese o Bispo auxiliar, Dom Paulo Cezar Costa.

Com o tema “Ética e Transcendência”, o evento terá início no dia 6, quando Dom Ravasi chegará à Arquidiocese carioca e participará de um almoço na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), junto a representantes da sociedade civil.

Em seguida, terá um encontro com os representantes do mundo do samba e demais artistas, com as quais o cardeal vai abordar o tema “Beleza”. Haverá ainda a abertura de uma exposição no Museu de Belas Artes, no Centro da cidade.

No dia 7, será promovido um encontro inter-religioso no Santuário do Cristo Redentor. “As religiões precisam dialogar, devem conduzir para o bem e não serem motivo de conflito”, comentou Dom Paulo.

Na noite deste dia, haverá o ponto ápice do Pátio dos Encontros, no Theatro Municipal. Além do presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, terá a presença da escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras Nélida Piñon, do professor e jornalista Arnaldo Niskier e do professor Muniz Sodré, que vão dialogar sobre “Ética e Transcendência”.

 “Queremos que cada pessoa responda com honestidade de onde é que provém a própria ética, independente de ser cristão ou não cristão”, afirmou o Bispo auxiliar, para quem, “onde existir homens e mulheres pensantes, sempre haverá espaço para o diálogo”.

A programação contará ainda com uma Aula Magna na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), quando o Cardeal Ravasi falará sobre meio ambiente, ética e ecologia, a partir da encíclica “Laudato Si”.

O Pátio dos Encontros também preparou um momento de partilha e apresentações musicais para as crianças na tarde do dia 8, de maneira que elas já possam crescer abertas ao diálogo.

Após a programação na capital fluminense, o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura participará do Átrio dos Gentios, em Curitiba, que terá como tema “Deus, Cosmos, Humanidade: um diálogo de fronteiras”.

Na capital paranaense, o evento está sendo promovido em parceria entre a Arquidiocese, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Instituto Ciência e Fé da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Participarão intelectuais, artistas, acadêmicos cristãos e não cristãos para discussões e debates de temas que tocam, antes de tudo, a existência humana e sua relação com o transcendente.

“Acreditamos que este tema nos instiga a perguntar sobre as possibilidades de aproximação dessas três dimensões essenciais para nossa existência, questões que em algum momento da vida temos coragem de fazer para nós mesmos”, considerou o diretor do Instituto Ciência e Fé, Fabiano Incerti.

Para explorar o tema central do evento, diversas atividades estão programadas na PUC-PR, como: debate sobre ciência e religião entre o Cardeal Gianfranco Ravasi e o astrofísico Marcelo Gleiser, no dia 11; encontro com os jovens, no dia 12, para discutir temas do cotidiano, com a presença do escritor Luli Radfahrer que falará sobre a relação entre espiritualidade e tecnologia; e show para o encerramento, no dia 13.

Confira também: