O Arcebispo de Manágua, Cardeal Leopoldo Brenes, pediu aos fiéis que rezem por todos os nicaraguenses, também pelos políticos, para promover o diálogo e a paz na Nicarágua.

"Oremos para que as mentes e vontades de todos os nicaraguenses favoreçam a construção de uma sociedade na qual se promovam os caminhos de diálogo e de entendimento para o bem de toda a nação", disse o Purpurado em um vídeo publicado no domingo, 13 de janeiro, na página de Facebook da Arquidiocese de Manágua.

"Maria, Rainha da Paz, rogai por nós", acrescentou.

Poucos dias antes, em 8 de janeiro, o Cardeal pediu que rezassem "pelos líderes da vida política nacional, para que todos nos exercitemos nas virtudes necessárias de uma boa política a serviço da paz".

Dessa forma, disse, poderão ser criados "entre gerações presentes e futuras laços de confiança e gratidão".

A crise na Nicarágua

Desde abril, a Nicarágua está enfrentando uma grave crise devido aos protestos contra o autoritarismo do presidente Daniel Ortega.

As manifestações civis foram reprimidas violentamente pelos grupos relacionados ao governo e pela polícia. Além disso, vários bispos e sacerdotes foram atacados e ameaçados.

Segundo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), o número de mortos desde que começaram os protestos aumentou para 325, incluindo 23 crianças e adolescentes.

Entretanto, de acordo com a Associação Nicaraguense de Direitos Humanos, já morreram mais de 530 pessoas. Além disso, há 1300 desaparecidos.

O governo também lançou uma campanha de difamação contra a Igreja Católica, especialmente contra Dom Silvio Báez, Bispo Auxiliar de Manágua. Entretanto, o Prelado recebeu o apoio dos outros bispos e do Arcebispo da capital nicaraguense, Cardeal Leopoldo Brenes.

Dom Báez é um dos bispos mais críticos ao regime liderado por Ortega, o que lhe rendeu mais de um ataque.

Confira também: