O arcebispo de Mérida e administrador apostólico de Caracas, cardeal Baltazar Porras, , pediu a solidariedade e a oração de todos os fiéis diante das chuvas na região andina da Venezuela que deixaram mais de 20 mortos, vários feridos, desaparecidos e enormes danos materiais.

Segundo balanço oficial feito pelo governo ontem à noite, mais de 35 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e enchentes em 85 municípios de 11 estados do país.

“Um chamado à solidariedade e à oração pelos mortos e atingidos pelo deslizamento na região do Mocotis, estado de Mérida. Caritas nacional e arquidiocesana se mobilizaram. Deus abençoe o nosso povo”, tuitou o cardeal Porras em 24 de agosto.

Entre os falecidos, está a mãe do padre Darwin Ramírez, pároco de são Francisco, em Tovar, cujo corpo foi encontrado nesta terça-feira. Ambos estavam em um carro quando foram arrastados pela enxurrada causada pelas chuvas. O padre conseguiu sair a tempo do carro, mas outras duas pessoas ficaram presas e ainda estão desaparecidas.

“Pedimos pelos mortos no deslizamento, entre eles a mãe do padre Darwin. O número dos que morreram arrastados pela corrente ou presos nas casas derrubadas é ainda incerto. Descansem em paz”, acrescentou o cardeal.

Além do estado de Mérida, as chuvas afetaram Caracas e os estados de Apure, Amazonas e Falcón, que estão em alerta amarelo. Bolívar, Guárico e Zulia estão em alerta vermelho.

Através do Twitter, a arquidiocese de Mérida informou que “paróquias da arquidiocese de Caracas se unem em solidariedade com Mérida” e “abrirão centros de armazenamento” para que a ajuda chegue a Mérida nos próximos dias.

A arquidiocese também informou que “o cardeal Porras pede aos sacerdotes que estejam presentes em suas paróquias acompanhando as pessoas e com os templos abertos”.

Segundo informação da arquidiocese, já foram celebradas as exéquias da dona Rosa Virginia, mãe do padre Ramirez, elevando orações por todos os seus amigos e familiares.

Afirmou também que já há “aproximadamente 20 mortos no Hospital de Tovar e muitos desaparecidos”.

Caritas Venezuela, entidade presidida pelo cardeal Porras, publicou nesta quarta-feira um comunicado explicando que as chuvas causaram “enchentes e desmoronamentos, destruindo bens, colheitas e casas, deslocando internamente famílias e, inclusive, tirando vidas em regiões da Venezuela”.

Depois de pedir a ajuda generosa dos fiéis para sustentar as “necessidades que se tornam mais profundas em tantos lares venezuelanos”, Caritas pediu a “oração pelos irmãos que hoje sofrem, para que o Deus da Vida lhes dê forças para sair deste acontecimento”.

As contribuições, que são abatidas do imposto de renda, podem ser feitas na conta poupança N° 0108 0032 31 0200000492, do Banco Provincial em nome de A.C. CARITAS DE VENEZUELA, RIF N° J-30485697-0.

Confira também: