O arcebispo de Perugia e presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), cardeal Gualtiero Bassetti, exortou a viver "com fé, esperança e caridade" o momento atual marcado pela incerteza e preocupações objetivas devido à covid-19, na abertura do Conselho Episcopal Permanente que acontece em Roma até quarta-feira.

“Não faltam motivos para se preocupar com a saúde pública, com a economia e, em geral, com a estabilidade social do país. Surge uma pergunta que se torna um grito de sofrimento e socorro: como viver este tempo? Certamente, com fé, com esperança e com caridade”, afirmou o presidente do Episcopado Italiano no dia 24 de janeiro.

Bassetti vê “um medo profundo se manifesta não só pelo presente, mas também pelo futuro”.

"Muitos, especialmente entre os jovens, sentem que lhes foi roubado algo que teria sido concedido a outras gerações no passado", disse.

O cardeal disse que o caminho sinodal leva “a ouvir mais nossos fiéis, sejam padres, religiosos ou leigos”.

É necessário “ouvir a realidade, guiados pelas três virtudes” para "não se angustiar pelo que se esperava e falta; pelo que queríamos ter feito e não pudemos; pelo que sempre fizemos e agora não podemos”, disse Bassetti. Escutar “a partir dos sons e ruídos que há, ou seja, da realidade concreta, que sempre está habitada pelo Espírito”.

“Dessa forma, ouvir a realidade com fé, esperança e caridade pode permitir que a comunidade crente se sinta e continue sendo responsável e protagonista da atual fase histórica”, disse.

O cardeal Bassetti agradeceu aos padres por todo o bem que fizeram e continuam fazendo. “Como Jesus, estiveram próximos dos mais fracos, daqueles que lutaram na solidão. Muitas vezes transmitiram ternura, acolheram o dom dos demais e, como Jesus, foram um dom para todos nos caminhos do mundo”.

“Enxugaram as lágrimas de quem pedia consolo, seguraram a mão dos que não chegaram e abençoaram”, destacou o cardeal sobre o trabalho pastoral feito pelos padres.

O presidente da CEI lembrou que a União Europeia proclamou 2022 o "Ano Europeu da Juventude", para o qual está agendado um encontro do papa com os adolescentes italianos em 18 de abril de 2022.

“Os jovens são a primavera do país e do continente. Nossa tarefa é acompanhá-los e apoiá-los; convencidos de que sem primavera não podemos avançar… Olhamos para o futuro e confiamos nos jovens e na reserva de grande esperança que cada um deles encarna, em sonhos de paz, justiça, solidariedade e bondade”, concluiu o cardeal.

Confira também: