O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Alfonso López Trujillo, lembrou aos legisladores colombianos a importância de serem coerentes com referência aos temas políticos, no meio do debate no Tribunal Constitucional da Colômbia para legalizar o aborto.

"A Igreja tem um ensinamento e uma doutrina e a ela devem ater-se os católicos. O político e o legislador católicos devem tomar consciência disso e agir em conseqüência", declarou o Cardeal de Roma à rede de rádio RCN, referindo-se ao projeto de lei que busca a legalização do aborto em casos de violação ou quando o não nascido ou sua mãe se encontre em perigo de morte.

O projeto foi apresentado há dois meses por alguns setores políticos que também apóiam a legalização das uniões homossexuais para que operem com fins patrimoniais e hereditários.

O Cardeal –que assinalou no Sínodo sobre a Eucaristia que os católicos que defendem políticas anti-vida, especialmente se forem figuras públicas, não têm direito a receber a Comunhão– explicou que embora a Doutrina da Igreja Católica tenha permanecido invariável em sua posição sobre o aborto e a união de casais do mesmo sexo, nesta oportunidade se refletiu sobre a importância de ter coerência eclesiástica em temas políticos, porque embora "não seja algo novo, é um pouco conhecido, mas é útil porque sim produziu uma impressão mundial" posto que muitos políticos e legisladores "não sabiam que isso exige a coerência eclesiástica".

Logo depois de convidar os "políticos colombianos para que em torno disto reflitam", o Cardeal colombiano esclareceu à RCN que "não lhes digo que se retirem, digo que não têm acesso à Comunhão, devem repensar as coisas e entrar em um novo processo e que a Igreja os acompanha para refletir e seguir pelo bom caminho".