Em sua mensagem de Quaresma aos jovens católicos em Bangladesh, o Arcebispo de Daca, Cardeal Patrick D'Rozario, pediu-lhes que se aproximem mais de Jesus Cristo e se abstenham de utilizar o celular todas as sextas-feiras durante a Quaresma.

"Meus queridos jovens, durante esta Quaresma, peço-lhes um sacrifício único. Solicito que se abstenham de utilizar celulares das 6h às 18h todas as sextas-feiras a partir da Quarta-feira de Cinzas. Durante este tempo, podem tentar fortalecer seu relacionamento com os demais e com Jesus Cristo", disse o Purpurado em sua homilia na Quarta-feira de cinzas na Igreja do Santo Rosário, em Daca.

De acordo com UCA News, a mensagem ecoa o apelo do Papa Francisco aos jovens de Bangladesh em 2017 para não ficarem "o dia todo no telefone" esquecendo o que há ao seu redor.

O Cardeal indicou que, embora conheça o "amor" dos jovens pelos celulares, este não deveria "ser maior que seu amor pelos outros e por Jesus Cristo que salvou a humanidade dos pecados".

Nesse sentido, recordou que o ser humano chegou com nada e vai embora sem nada deste mundo. "Somente nossas boas ações permanecerão, por isso façamos bem aos outros tanto quanto possamos", pediu.

Em resposta, alguns jovens comentaram o pedido do Cardeal a UCA News.

"Recebo a mensagem do Cardeal de forma muito positiva, tenho sérias dúvidas sobre se os jovens, que estão seriamente viciados em seus smartphones, vão prestar atenção ao seu chamado. Acho que o Prelado poderia ter pedido a eles que reduzissem o uso de telefones celulares todos os dias", disse William Norkrek, católico e ex-presidente do Movimento de Estudantes Católicos de Bangladesh.

Por outro lado, Subodh Baskey, ativista social e católico de Santal, disse que o chamado para reduzir o uso do telefone é oportuno, mas deveria ser em todo momento.

"Esta abstenção deve ser praticada durante todo o ano, não apenas durante a Quaresma. Além disso, temos que levar uma vida modesta e honesta. É inútil quando alguém se abstém de comer carne ou do celular durante a Quaresma, mas não muda os maus hábitos nem se abstém de cometer atos pecaminosos", disse Baskey.

Segundo a Comissão Reguladora de Telecomunicações de Bangladesh, o país de aproximadamente 165 milhões de habitantes tinha mais de 156 milhões de usuários de telefones celulares em 2018.

Confira também: