O Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, propôs que se reze pela chuva, frente à “prolongada seca” que Portugal vem enfrentando neste ano, a qual provocou graves incêndios, que deixaram “grande número de vítimas mortais e feridos, além de muitos danos materiais e prejuízos econômicos e sociais”.

Em uma mensagem publicada no site do Patriarcado de Lisboa, Dom Clemente recorda que “o Missal Romano inclui orações por necessidades de vária ordem, também no que à natureza se refere”.

Assim, propõe aos sacerdotes que, “quando a Liturgia diária o permita, celebrem a Missa para Diversas Necessidades, com a prevista Oração Coleta: ‘Deus do universo, em quem vivemos, nos movemos e existimos, concedei-nos a chuva necessária, para que, ajudados pelos bens da terra, aspiremos com mais confiança aos bens do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo’”.

Além disso, o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pontua que “pode-se sempre juntar idêntica intenção na Oração Universal”.

Na mensagem, Dom Clemente expressa “toda a solidariedade” a quem sofreu com os incêndios e reforça que “toda a intervenção estatal e social é absolutamente prioritária”.

Ao sublinhar que a ciência traz explicações a partir “da observação e interpretação correta dos fenômenos”, dos quais são tiradas conclusões para “bem gerir e melhor prevenir os fatos naturais”, o Purpurado também recorda que “a natureza admite ainda interrogações mais profundas”.

“Para um crente, a natureza é propriamente ‘criação’, dom inicial e permanente de Deus Criador. Na tradição bíblica, esse dom é confiado à humanidade, para que o administre com gratidão e corresponsabilidade”, sublinha.

O Cardeal indica ainda que “os cristãos encontram nas palavras e atitudes de Jesus Cristo a luz e o estímulo para de tudo cuidarem e tudo recuperarem quando é caso disso”. Nesse sentido, lembra “quando se aproximava de algo ou alguém, Jesus transmitia sempre a vida recebida de Deus Pai e assim mesmo fazia e refazia tudo em seu redor”.

“É o que assinalam as suas curas físicas e espirituais, chegando mesmo a acalmar tempestades”, destaca.

Esta atitude de Cristo, assinala Dom Clemente, “repercutiu-se em muitos fatos confirmados da vida dos santos, que com Ele estiveram inteiramente do lado de Deus para refazerem vidas, com repercussões felizes na própria natureza”.

“Na verdade, respeitando os vários níveis e qualidades dos seres, tudo tem origem divina e com Deus se pode e deve manter e melhorar. É este o sentido da oração, pedindo a Deus o que Ele mesmo nos quer dar, em absoluta coincidência de vontade”, acrescenta.

Por isso, Dom Manuel Clemente convoca a rezar pela chuva, confiante que, “com a oração insistente, mais coincidiremos com a vontade de Deus, que conta sempre com a nossa corresponsabilidade”.

Confira também: